Irmãos Fischer investe na inclusão social
A empresa Irmãos Fischer, que atua na produção de equipamentos para a construção civil, eletrodomésticos e bicicletas, contratou a Consultoria em Responsabilidade Corporativa do Sesi para solidificar o processo de inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais de forma distribuída e eficiente dentro da indústria. A empresa receberá orientações do Sesi sobre como proceder.
"Com o objetivo de cumprir a Lei de Cotas, a Fischer criou um projeto específico para facilitar e favorecer a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais na empresa ", explica o diretor comercial financeiro Edemar Fischer.
Na primeira etapa, a equipe do Sesi fez entrevistas com colaboradores da Fischer que possuem necessidades especiais, a fim de levantar dados sobre as condições da empresa para a inclusão delas no processo produtivo e administrativo. Foram analisadas estrutura física, oportunidades de desenvolvimento, relacionamentos e comunicação.
As entrevistas permitiram identificar os pontos fortes da Irmãos Fischer e as oportunidades de melhoria neste processo. Além disso, foi formado um comitê de trabalho, que elaborou um plano de ação e realizou visitas às instituições de atendimento às pessoas portadoras de necessidades no município.
As próximas ações a serem realizadas pelo Sesi são o desenvolvimento de uma campanha de comunicação e sensibilização de lideranças da empresa.
"Por meio de ações de planejamento, monitoramento e avaliações, o processo de inclusão dessas pessoas se torna uma estratégia, possibilitando à empresa ir além do cumprimento dos aspectos legais. É um meio de incentivar a diversidade no ambiente laboral e potencializa o desenvolvimento de talentos na organização", fala Silvia do Valle Pereira, coordenadora da área de Consultoria em Responsabilidade Corporativa do Sesi,.