O que a odontologia faz por você?
Saúde bucal é coisa séria. Mas, ainda tem muita gente que só se lembra de recorrer a um dentista quando sente dor. E, numa hora dessas, alguns nem se preocupam se o profissional escolhido tem acompanhado as evoluções da odontologia ou se é adepto da abordagem minimamente invasiva.
Há 30 anos, com as limitações em termos de diagnóstico e tecnologia disponível, era comum o dentista optar pela extração do dente que doía. Hoje, esse quadro mudou radicalmente. O objetivo dos profissionais é preservar a saúde oral e a estrutura natural do dente o máximo possível.
A abordagem minimamente invasiva no tratamento de cáries envolve detecção e controle dos fatores de risco, diagnóstico precoce de lesões iniciais, intervenções que preservem a estrutura sadia em lesões nos dentes e monitoramento constante. O ácido produzido pela fermentação dos alimentos provoca perda progressiva do tecido dentário. Essa perda é prejudicial à saúde bucal, podendo desencadear dor, sensibilidade exagerada e culminar na perda do dente.
A educação para uma boa higiene oral, associada ao consumo inteligente de açúcares e ao uso adequado de flúor, são procedimentos minimamente invasivos fundamentais e de comprovada eficácia na prevenção da cárie dentária.
Seguindo estatísticas, 90% das cáries ocorrem durante a infância. Esta terça-feira (25), é o Dia Nacional do Dentista.


