Dois pacientes estão internados com suspeita do vírus
A vigilância epidemiológica de Brusque confirmou na tarde de hoje (23) que existem dois pacientes internados com fortes indícios de estarem com o vírus H1N1, responsável pela gripe A. Eles aguardam o resultado de exames encaminhados ao laboratório central, em Florianópolis, para confirmar a presença ou não da doença no organismo.
Até agora apenas um caso de contágio pela gripe A está confirmado no município. Trata-se de um homem que teria retornado de uma viagem feita a China, semanas atrás. O cidadão apresentou os sintomas e foi internado em Florianópolis, retomando logo em seguida a vida normal.
Cuidados redobrados estão sendo tomados pela secretaria municipal de Saúde. “Hojem, o protocolo para nós mudou. Agora interessa coletar os casos mais graves, porque a maioria dos casos estava dando negativo. O governo Federal resolveu investigar os casos aparentemente mais graves, para ver se são causados pelo vírus H1N1”, explica Vanilda Mafra, coordenadora da vigilância epidemiológica em Brusque.
O médico infectologista Ricardo Freitas garante que o uso das máscaras não tem serventia alguma, a não ser que uma pessoa permaneça a menos de um metro de distância de outra que esteja infectada. “O vírus não está por aí, no ar, voando. Ele se transmite pela saliva, no espirro, como uma gripe normal”, relata.
O secretário de Saúde, Eduardo Loos, disse que será feito um trabalho de alerta junto aos centros comerciais da cidade. Segundo ele, é preciso considerar o grande número de visitantes de outras regiões que adentram os estabelecimentos para compras.