(VIDEO) Professores realizam manifestação em Brusque

Na manhã desta quinta-feira (26), alguns professores da rede municipal de Brusque realizaram uma manifestação em frente à Prefeitura, cobrando a aplicação do Piso Nacional da Educação. O novo piso para 2023 sofreu um reajuste de 14,95% e a principal cobrança da educação é que seja aplicado o reajuste na carreira do professor.
Em entrevista à reportagem da Rádio Cidade, a presidente do SINSEB, Tânia Mara Vieira Pompermayer, explica que a mobilização da educação foi organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos a pedido dos próprios professores.
"O objetivo principal é, realmente, a reivindicação da aplicação do piso na carreira e a valorização do professor. Hoje é o último dia de férias deles e a categoria se mobilizou para demonstrar a insatisfação da não aplicação, porque já há informações que será pago o piso, sim. A Prefeitura cumpre a lei, mas queremos a valorização do profissional. Então, o professor que está há 12 anos no município ganhará o mesmo de quem está entrando hoje e isso não é valorização", explicou a presidente do SINSEB.
Tania comentou que a Prefeitura tem dinheiro em caixa, que veio do FUNDEB.
"A Prefeitura de Brusque tem dinheiro, veio um recurso do FUNDEB, para aplicação do salário do professor. Então o que o professor quer, é mostrar a sua insatisfação pelo seu salário e reivindicar, sim, que o município tenha boa vontade política e aplique o piso na cerreira", salienta Tania.
Por fim, a presidente do SINSEB informou que já foi enviado um ofício ao prefeito de Brusque, perguntando quais atitudes serão tomadas com relação à aplicação e, após a reposta, se ela não for aceita, será convocada uma assembleia com os professores.
Na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito Ari Vequi estará na Rádio Cidade, concedendo entrevista quando será questionado sobre o assunto.