O Centro de Estudos Médicos do Hospital de Azambuja realizou mais uma reunião mensal com os profissionais que atuam na unidade e associados à Associação Brusquense de Medicina (ABM) e ao Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc), além de convidados.
O tema deste encontro foi o câncer de próstata que, segundo estimativas, cerca de 68 mil brasileiros receberão diagnóstico da doença. De acordo com o urologista Diogo Edele dos Santos, que foi o palestrante do encontro, essa é a segunda causa de morte por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.
Ainda segundo o especialista, dados da Sociedade Brasileira de Urologia em parceria com o Instituto lado a lado, apontam que “o sul do país é a região com maior índice da doença, com Santa Catarina chegando a 1500 casos, isso porque registros apontam que apenas 51% dos homens consultam regularmente um médico”.
Entre as causas da doença estão o histórico familiar, tabagismo, dieta rica em produtos industrializados em homens brancos acima de 50 anos e em negros com mais 45 anos. É importante destacar que a taxa de mortalidade da doença cai quando diagnosticada precocemente, por isso a conscientização é a prevenção através da consulta com o urologista e através de exames indicados pelo especialista é fundamental. “Os homens tem que ter medo e eles só vão ter quando alguém de perto contrair a doença, como um parente próximo ou amigo”, alerta o urologista.
Durante a reunião do Centro de Estudos Médicos do Hospital Azambuja, também foi feita uma homenagem especial à Irmã Isaura Carlessi, chefe da enfermagem no hospital.
A Irmã recebeu uma placa em homenagem aos vários anos de dedicação ao hospital e ao grande apoio na realização das atividades científicas realizadas pelos médicos da unidade. “Fiquei muito feliz e agradecida, mas este é um trabalho que faço com amor e estou sempre disposta a ajudar”, disse a homenageada.



