Seis alunos brusquenses disputam Olimpíada do Conhecimento
Seis alunos do Serviço Nacional da Indústria (Senai) de Brusque estão em busca do ouro estadual na Olimpíada do Conhecimento, uma das maiores competições de educação profissional das Américas. Programada para os dias 26, 27 e 28 deste mês, a disputa vai envolver 116 estudantes de cursos de educação profissional de todo o Estado.
De acordo com João Eugênio Rovaris, coordenador do núcleo de eletromecânica do Senai, os alunos de Brusque vão disputar em três cidades: Blumenau, Jaraguá do Sul e Luzerna. São eles Alan Ruan Dalagnoli (fresamento convencional), Luan Koerich (torneamento mecânico), Guilherme Smaniotto (mecânica geral), Gabriel Barbeiro Roque da Silva (desenho mecânico em CAD), André Aquino Jasper (confecção de roupas) e Elsa de Marchi (design de moda).
As provas serão realizadas em 13 cidades catarinenses onde o Senai atua (Blumenau, Chapecó, Criciúma, Concórdia, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Luzerna, São Beto do Sul e São Miguel do Oeste). Para participar da competição, os alunos são inscritos na escola que frequentam, participam de provas prática e teórica, e são treinados para disputar a primeira etapa. Vencida a faz estadual, vão para a segunda etapa (Nacional) e, se alcançarem um índice predeterminado, são encaminhados para a terceira etapa (Mundial - World Skills).
Esses estudantes se inspiram no joinvilense Natan Barbosa, que conquistou o ouro em web design na competição mundial, realizada em Londres. O evento reuniu 944 competidores de 51 países, em 41 ocupações.



