Pesquisa aponta vitória de Dilma em 1º turno
A presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita no primeiro turno se as eleições fossem hoje, considerando o cenário mais provável, com Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (18).Neste recorte, Dilma tem 43% das intenções de voto, enquanto o tucano tem 14% e o pessebista atinge 7%. Os votos brancos e nulos totalizaram 21% dos entrevistados, enquanto os eleitores que não sabem ou não responderam atingiram 15%.
A pesquisa foi feita com 2.002 eleitores, entre os dias 7 e 11 de novembro, em 142 cidades do país. Portanto, o levantamento foi feito antes da prisão dos mensaleiros, o que ocorreu a partir de sexta-feira (16). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em outro cenário, com Marina Silva (PSB) no lugar do colega de partido Eduardo Campos, Dilma também venceria, com 42% das intenções de voto. Marina teria 16% dos votos, enquanto Aécio Neves (PSDB) seria o terceiro mais lembrado, com 13%. Os votos brancos e nulos totalizam 17%, enquanto os eleitores que não sabem ou não responderam chegam a 12%.
Na terceira simulação, com Dilma, Campos e José Serra (PSDB), a petista tem 41% das intenções de voto, contra 19% do tucano e 7% do pessebista. Os eleitores que votariam em branco ou nulo são 19% do total, e os que não souberam ou não responderam totalizam 14%.
Dilma também vence Serra e Marina em um quarto cenário. Quando esse são considerados os prováveis adversários nas urnas, a petista tem 40% das intenções de voto, contra 17% de Serra e 15% de Marina. Brancos e nulos são 16%, enquanto os que não sabem ou não responderam à pesquisa chegam a 11%.
Por fim, o Ibope considerou também uma eleição para presidente da República com todos os candidatos: Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Campos (PSB), Marina Silva (PSB) e José Serra (PSDB). Nesse recorte, a Dilma tem 37% das intenções de voto, contra 14% de Serra, 12% de Marina, 9% de Aécio e 4% de Eduardo Campos. Votos brancos e nulos totalizam 14%, enquanto 10% não sabem ou não responderam.
2º turno
O Ibope perguntou também aos eleitores em quem eles votariam em um eventual segundo turno. Em uma disputa com Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), a petista venceria com 47% das intenções de voto, enquanto o tucano tem 18% da preferência. Brancos e nulos totalizam 22%, e os que não sabem ou não responderam são 13%.
Em um eventual segundo turno contra Marina Silva (PSB), Dilma também ganharia, já que tem 44% das intenções des voto. A pessebista tem 24% da preferência. Votos brancos e nulos totalizam 19%, e os que não sabem ou não responderam são 13%.
Contra Eduardo Campos (PSB) em um possível segundo turno, Dilma tem a maior vantagem: 48% das intenções de voto, contra 12% do governador de Pernambuco. Os votos brancos e nulos são 24% do total, e os que não souberam são 16% dos eleitores entrevistados.
Em outra disputa possível, entre Dilma e José Serra (PSDB), a petista venceria, porque tem 45% das intenções de voto, contra 21% do tucano. Os brancos e nulos são 21%, e os que não sabem e não responderam totalizam 13%.
LDO