O Conselho Municipal de Saúde (Comusa) elegeu seu novo presidente na reunião deste mês de novembro. Gustavo Gumz Correia, médico radiologista do Hospital de Azambuja foi eleito para o mandato de dois anos à frente de um dos principais conselhos municipais e falou sobre esse desafio com a reportagem da Rádio Cidade.
Membro recente do Comusa – Gustavo foi eleito em outubro como conselheiro – ele busca ainda entrar no ritmo do conselho para dar um andamento adequado aos trabalhos. Porém, ele encara a presidência como um momento oportuno de mostrar o trabalho da classe médica para a população em geral.
Um dos desafios do Comusa, na visão de Gustavo é melhorar o funcionamento das unidades básicas de saúde da cidade e também discutir o atendimento de urgência e emergência. A atenção primária de saúde, através dos agentes comunitários enquanto trabalho de prevenção também será foco do conselho.
O Comusa é um órgão deliberativo, ou seja, tem poder de auxiliar e mudar situações do dia-a-dia da saúde brusquense. E para que este trabalho siga uma linha responsável, Gustavo contará com Marcos Maestri na vice-presidência, conselheiro que já está há oito anos dentro do Comusa.
Todas as discussões, principalmente das ações deliberativas serão realizadas junto da secretária de saúde, como sempre aconteceu. Porém, Gustavo acredita que o trabalho da presidência e dos 20 conselheiros é importante, mas que exige uma dedicação maior para que a opinião de todos seja levada em conta e as melhores decisões possam ser tomadas nas pautas.
O mandato de Gustavo à frente do Comusa é de dois anos, e as reuniões acontecem sempre na terceira quarta-feira de cada mês, na sede da Policlínica Central de Brusque, em frente ao Terminal Urbano.
Confira no topo da página o áudio com a entrevista do novo presidente do Comusa



