Os alfabetizadores da rede municipal de ensino de Brusque reuniram-se nesta terça-feira (24), para o seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O encontro foi realizado no auditório da Uniasselvi/Assevim, em parceria com a Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque.
O encontro começou no período da tarde, quando os professores expuseram seus trabalhos e puderam socializar suas experiências com os demais. “Aqui os professores mostram o que realizaram no dia a dia da sala de aula”, esclarece o secretário de Educação Ivanor de Mendonça.
O secretário ressalta que ao aderir ao Pnaic, o município se compromete a alfabetizar todas as crianças até oito anos. “Esta é a terceira edição que Brusque participa. E este é um momento de adquirir conhecimento e a troca é a melhor forma”.
À noite os professores puderam prestigiar uma apresentação da banda de Percussão Marcial Paquetá e em seguida assistiram à palestra do professor doutor Isaac Ferreira, com o tema “Alfabetização e Linguística na perspectiva do letramento”.
O gerente de Educação da SDR Brusque destaca que o seminário foi uma forma de coroação do trabalho desenvolvido por todos. “Fiquei encantado de poder ouvir as partilhas. O Pnaic é bom, acontece, funciona, porque os professores acreditam. Este ano, através da multidisciplinaridade, os professores fizeram a essência do programa acontecer. Aprender a ler e escrever utilizando o que acontece ao redor da criança é muito mais fácil.”
Neste ano 2015 foram oferecidas 80 horas de formação continuada aos professores, cujo objetivo foi trabalhar em todas as áreas do currículo com ênfase na infância e interdisciplinaridade. Essas formações foram ministradas pelas orientadoras do polo de Brusque: Cenilde Outeiro Ribeiro; Ivanete da Silva Mafra; Tatiane Vanka Coelho, Vanderleia Felisbino Mannrich e coordenadas por Maristela Kuneski.