Os tradicionais encontros dos grupos de idosos tiveram um cenário diferente na quarta-feira (14). Eles se reuniram na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Guabiruba. Além da música, dança, oração e café da tarde, eles conheceram a estrutura da associação, como piscina, academia para especiais e bosque encantado, e foram recepcionados com apresentações de dança dos estudantes e por mensagens escritas em cartazes enfeitados com balões de papel.
A iniciativa de levar os grupos para o local tem o objetivo de integrar os excepcionais com a comunidade. Conforme a presidente da Apae, Elfrida Schwambach, este é o 4º encontro da terceira idade na associação. Ela é a responsável pela arrecadação dos brindes sorteados e dos prêmios da rifa. Normalmente viabilizados com o apoio das empresas do município.
Para a diretora da Apae, Leidi Habitzreuter, além da diversão que envolve o grupo, o momento é de mostrar o potencial dos alunos e a estrutura da associação. A comunidade contribui muito com a Apae e muitos não a conhecem. Essa é uma oportunidade de mostrarmos onde está sendo investido o dinheiro que arrecadamos com nossas promoções, afirma.
Ela também comenta que os recursos angariados com a rifa serão revertidos em melhorias no refeitório. Outras ampliações estão previstas para o local, conforme o projeto denominado Vila Germânica. Concluída a piscina já está se pensando no ginásio de esportes para ser utilizada pelos alunos e pela comunidade, revela Leidi, que explica o nome do projeto, o qual prevê arquitetura típica germânica nas construções.
O casal Ambrosio Schork (74) e Angela Boos (61), contam que não conheciam a Apae e se surpreenderam. A gente sempre participa do grupo Nossa Senhora Aparecida, mas não conhecíamos aqui (Apae). Achei um lugar muito legal e bonito, fala Angela, do Bairro Guabiruba Sul.
Outro aposentado que não costuma perder os encontros é Orlando Schmidt (86). Moro sozinho, sou viúvo há 27 anos. E aqui é o melhor lugar que tem. A gente conversa, se reencontra, se diverte, diz. Por ser morador da Pomerânia, acompanhou a evolução na estrutura do local.
Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Guabiruba



