(VÍDEO) Frio: procura pelo albergue municipal cresceu quase 40%

Os dias frios estão intensos. As temperaturas baixas registradas preocupam as autoridades. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Social de Brusque, nesse período de frio foram organizadas equipes para realizar abordagens as pessoas que estão nas ruas.
O secretário Jocimar dos Santos afirma que a ação acontece em pontos estratégicos da cidade diariamente. “Onde sabemos que ficam as pessoas em situação de rua e recolhemos essas pessoas que estão expostas ao frio e fizemos o encaminhamento para o Cento POP onde essas pessoas são acolhidas. As ações aconteceram em junho e seguem no mês de julho”, explicou.
No albergue, o secretário explica que existe algumas regras. O chamado Centro POP primeiro faz a triagem, um cadastro. Par ser aparada ali, a pessoa não pode estar alcoolizada, nem ter feito o uso de qualquer tipo de droga.
“Ali eles tomam banho, se precisar tem roupas também e alimentação, podendo ocupar o espaço até 60 dias. Nós também encaminhamos ao mercado de trabalho, orientamos”.
Jocimar afirmou, em entrevista à Rádio Cidade, que a demanda no albergue cresceu. Houve aumento na procura, principalmente por causa da pandemia, entre 30% a 40%.
Outro ponto que o secretário levanta é que muitas vezes a abordagem é feita e o cidadão não quer ajuda. Por isso, ele pede a comunidade que não de esmolas. “Quando você dá esmola, alimentação, acaba que eles não vão para o albergue e optam por ficar na rua bebendo, usando drogas”.
Santos alerta as pessoas para que façam denúncias pelo telefone (47)3251-1833. “É possível fazer denuncia, se você sabe de alguém que precisa de acolhimento entre em contato com a secretaria da Assistência Social para que a gente possa fazer a abordagem e encaminhar essa pessoa”.