Secretaria impõe medida rigorosa a quem não levar crianças no plantão das creches

Na manhã desta quarta-feira (18), a entrevistada do programa Rádio Revista Cidade foi a secretária municipal de Educação de Brusque, Eliani Aparecida Busnardo Buemo. Entre os temas da entrevista, Eliani falou sobre o aumento dos salários dos professores, divulgado pelo ministro da Educação em Brasília, bem como está funcionando o plantão de três educandários em Brusque.
Sobre o aumento dos salários dos professores, a secretária explicou que, sempre aos longos dos anos, a Prefeitura vem cumprido todos os reajustes que são anunciados.
"Justamente porque se entende que o impacto vegetativo da folha é muito grande quando ele (professor) entra na carreira. Não se discute o mérito do quanto o profissional da educação deva ser bem remunerado, ainda mais num país que se há tantas diferenças salariais por classe. O professor tem a sua profissão como a profissão das profissões, pois cada um que fez a sua cerreira acadêmica passou por professores. Mas carece de uma lei para que haja a inclusão na carreira", comentou a secretária de Educação. (A fala completa desse tema você pode assistir no vídeo da entrevista, clicando aqui)
Sobre o plantão em três creches, Eliani explicou que esse ano foi conseguido colocar uma nova regra aos pais que solicitam a vaga e, depois, o aluno acaba faltando. Com isso, tira a oportunidade de outra pessoa. A partir de agora, o aluno faltou três vezes, perde a vaga.
"Temos três unidades com plantão: Hilda Anna Eccel, Olga Fischer e a FIP. Então, abrimos essas vagas, às quais são 592 crianças nos três locais. Compareceram ontem, que foi o primeiro dia, 347 crianças. A nossa medida é a seguinte: três dias de falta se perde a vaga, porque a gente tem listas de espera, e quem fez a inscrição para esse ano, o ano que vem não terá direito, pois não mandou seu filho. Porque isso aqui é um negócio bastante sério, é um plantão e eu estou chamando profissionais para trabalhar e alguns estão de férias. Tem também a merenda que nós providenciamos. Nessa merenda tem os perecíveis. Está sobrando profissional e merenda. Anos após anos isso se repete e neste tomamos essa medida, que é três faltas consecutiva sem motivos ou justificativa, a pessoa perde a vaga' finaliza Eliani.
A entrevista completa com a secretária municipal de Educação de Brusque, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, falando desses temas e de outros, você pode ver no video acima, ou clicando aqui.