A reunião da construção da barragem de Botuverá ainda permanece em pauta nas sessões da Câmara de Vereadores, inclusive em Guabiruba. Durante pronunciamento na noite de terça-feira (17), o vereador Waldemiro Dalbosco (PP) relatou que o secretário de Estado de Defesa Civil, Milton Hobus, acatou os números apresentados pelo parlamentar sobre a prevenção do meio-ambiente das cidades de Guabiruba e Botuverá, o que poderia ser motivo para a licença ambiental ser expedida.
Dalbosco ainda disse que Hobus afirmou que há um projeto consistente com levantamento ambiental, um edital pronto para ser aberto em uma licitação, existe o recurso para a construção e o próprio governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, teria dito que quer a obra pronta ainda em seu mandato. Mas a licença ambiental ainda necessita ser expedida.
O vereador ainda explicou que usou os seguintes argumentos: “a cidade de Botuverá tem 74% de todo o seu território preservado, com mata nativa e atlântica, sendo a quinta cidade de Santa Catarina mais preservada. Guabiruba tem 72% preservado e é a sexta cidade mais preservada do estado. O meu argumento é que isso só nos dá crédito ambiental o suficiente para uma licença de uma obra de baixo impacto ambiental”, destacou.



