Morre Juliana da Rosa Vargas

Faleceu no sábado (14), em Porto Alegre (RS), às 16h45, com 33 anos, Juliana da Rosa Vargas. O sepultamento foi realizado no domingo (15), às 9h, no Cemitério Municipal Parque da Saudade, em Brusque. Para relembrar ao internauta o drama desta jovem senhora, no dia 27 de julho de 2015, a Rádio Cidade divulgou uma campanha de solidariedade em favor dela, com a comercialização de um bingo beneficente com o intuito de auxiliá-la na realização de uma cirurgia para um transplante pulmonar no Hospital Santa Casa, em Porto Alegre, RS.
Em entrevista à emissora, Juliana relatou seu drama, que iniciou em 2008, quando uma pneumonia silenciosa se instalou em seu organismo sem apresentar sintomas patológicos comuns, como a gripe, coriza, febre, irritação na garganta, muco ou outro tipo de afecção. A doença evoluiu de tal maneira que quando foi diagnosticada, seus pulmões estavam totalmente comprometidos, sem restar outra opção a não ser do transplante do órgão. Desde então, teve início uma corrida contra o tempo. Juliana era viúva e mãe de dois filhos menores.
Desde o ano de 2009, o cilindro de oxigênio era seu companheiro inseparável 24 horas por dia. Com a saúde debilitada, várias tarefas comuns do dia a dia de uma dona de casa se tornaram impossíveis para ela. De acordo com laudo médico, Juliana possuía a doença intersticial pulmonar grave, sendo necessária realização de transplante pulmonar. Após o período de espera, Juliana entrou na fila para o transplante no mês de junho deste ano, mas, para o acompanhamento médico, era necessário residir ao menos por um determinado tempo em Porto Alegre.


