Projeto Eu ajudo na Lata recebe doações de lacres
No final do mês de novembro, a campanha “Eu ajudo na Lata” recebeu a doação de mais de 400 mil lacres, que irão contribuir para a aquisição de uma cadeira de rodas adaptada, beneficiando mais alguma criança ou adulto com necessidades especiais. Desta vez o projeto recebeu as doações da EEB Francisco Araújo Brusque, Instituto Federal Catarinense (IFC – Campus Brusque) e da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Brusque.
O “Eu ajudo na Lata” é realizado pela Unimed Brusque, em parceria com a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) desde 2014 e já beneficiou seis pessoas que foram contempladas com uma cadeira de rodas adaptadas.
Entregas
Na EEB Francisco Araújo Brusque, foram arrecadadas 198 garrafas PET, doadas para a campanha. O volume de lacres foi coletado pelos alunos, pais, professores e a comunidade de modo geral através de uma das provas da Gincana da unidade de ensino, promovida este ano. Considerando uma média de 2.220 lacres em cada uma das garrafas PET, somente a escola doou mais de 439 mil lacres. “É muito gratificante para nós, podermos contribuir para esse trabalho. Agradecemos muito a todos os pais, alunos e professores que contribuíram para conseguirmos esse montante, que será revertido para a compra de uma cadeira de rodas. E agradecemos também à Unimed Brusque que tem sido parceria da unidade escolar em diversos projetos ao longo dos últimos anos”, comentou na oportunidade a diretora do EEF Araújo Brusque, Lourdete Cadore Fantini.
Da mesma forma, um volume significativo foi doado pelo grupo Esperança, da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Brusque. Diversas garrafas PET grandes e pequenas, vidros, garrafas plásticas de água, entre outras, foram doadas com centenas de lacres cada uma.
A presidente do grupo OASE Esperança, Sueli O. Kock, destacou a importância das doações e do trabalho realizado pelas 55 senhoras que integram a turma de quarta-feira da Ordem. “O nosso grupo trabalha sempre em benefício de terceiros. Somos uma organização beneficente, sem fins lucrativos e o nosso objetivo é trabalhar para auxiliar outras pessoas”, comentou Sueli.
No IFC – Campus Brusque, os alunos da entidade também contribuíram com doações para a campanha. Ao todo foram doadas 14 garrafas PET cheias de lacres, que também fizeram a diferença para o projeto.
Para a coordenadora da área de Responsabilidade Social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns, o sentimento é de gratidão a cada doação recebida. “Vimos como as pessoas, aos poucos estão se engajando na campanha. E a ideia é que cada vez mais possamos juntar um maior número de lacres para que a renda possa atender as necessidades de uma pessoa que de fato precisa de uma cadeira de rodas. Se cada pessoa puder colaborar, com um pouco que seja, no final será possível termos um volume significativo para a campanha”, ressalta Camile.
Saiba mais
Em três anos de projeto foram arrecadados mais de 4 mil quilos de lacres para a compra de seis cadeiras de rodas adaptadas. As cadeiras, adquiridas através da campanha já beneficiaram as seguintes pessoas com deficiência: Edson Francisco Furquim (24 anos), Marise Poli (24 anos), Nayane Monteiro dos Santos (4 anos), Daiane Cardoso Ribeiro (17 anos), Daniela Lessa Antunes (28 anos) e Cauã Cesário dos Passos (11 anos).
Todos eles são alunos das Apaes de Brusque, Guabiruba ou da Escola Charlotte. A escolha do beneficiado leva em consideração a necessidade do aluno e da família e a compra da cadeira envolve diversos profissionais para que a doação seja útil e adequada para cada tipo de deficiência.
São apoiadores da campanha as Apaes de Brusque e Guabiruba, Rotary, Lions Clube de Brusque Berço da Fiação, Rede Feminina de Combate ao Câncer, CDL Brusque e Unifebe.
A campanha consiste em arrecadar lacres de alumínio que são vendidos e os valores arrecadados são revertidos integralmente para a aquisição de cadeiras de rodas adaptadas, que são entregues a pessoas com necessidades especiais.
Texto: Assessoria de Imprensa