Criado Coral dos Sinos em Guabiruba
Uma parceria entre a Prefeitura e a Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (Acic), aliada à criatividade, ao amor pela música e ao interesse em manter as tradições germânicas presentes no Bairro Aymoré, em Guabiruba, só poderia resultar em um projeto pra lá de especial: o GlockenChor, que significa Coral de Sinos.
São 32 sinos de mesa TischGlocken, vindos diretamente da Alemanha para Guabiruba. Cada um possui uma tonalidade, a qual interpreta canções folclóricas alemãs por meio de arranjos que vão desde sinos mais graves com peso de 1,2 Kg até pequenos sinos agudos com 60 g. O GlockenChor é um braço da Banda Das Lebenslied, da Escola Básica Municipal Padre Germano Brand, e é formado por 12 músicos, estudantes da escola. O grupo iniciou os ensaios em outubro e pretende fazer sua primeira apresentação para a comunidade em dezembro deste ano.
O maestro do GlockenChor, Sidinei Ernane Baron, diz que a ideia surgiu de uma conversa com a direção da escola em formar um coral de sinos de mesa, já que sinos de mão existem vários no Brasil. Os sinos das orquestras do Brasil são de mão e os nossos são de mesa, explica Baron.
A aquisição dos sinos e sua chegada ao Brasil foi possível com a ajuda da ACIC, por meio do seu presidente, Valdir Riffel, e do empresário Pedro Schmitt. Ambos estiveram na escola no dia 28 de outubro, onde foram homenageados juntamente com o prefeito, Matias Kohler e autoridades municipais, pela direção. Uma forma de agradecimento pelo apoio e inventivo dado ao projeto.
Para Schmitt, foi uma satisfação muito grande ouvir uma pequena apresentação dos alunos. A música enobrece as pessoas e o trabalho que está sendo feito com essas crianças terá uma influência sobre a personalidade, sobre a vida delas. E é uma satisfação muito grande ouvir uma parte da 9° Sinfonia de Beethoven tocada por crianças. Valeu cada investimento, até filmamos alguns trechos, pois queremos mandar para os alemães que nos ajudaram. Com certeza eles vão se sentir muito satisfeitos também, afirmou o empresário e integrante da ACIC.
Todos os estudantes da escola foram convidados para participar do coral, exceto os que já frequentavam a Banda Das Lebenslied, já que o GlockenChor é uma extensão da banda, explica a diretora Fernanda Krempel Pöpper. Convidamos os alunos de todas as salas acima do 3º ano, pontua Fernanda.