As regiões de Nova Brasília e Santa Terezinha seguem na lista das que mais registram focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, na cidade de Brusque. São 53 detectados este ano, sendo 43 deles no Nova Brasília. O município registrou em 2017 um caso da doença.
Segundo a coordenadora do programa de combate à dengue da Vigilância Epidemiológica de Brusque, Letícia Figueredo, as duas regiões constam no cadastro da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina como áreas infestadas. Elas, juntamente com bairros como Rio Branco, Azambuja, Santa Rita e Batêas, têm recebido atenção especial por parte dos agentes do setor, que os visitam semanalmente para verificar a presença de focos ou não.
Para esse trabalho, os agentes, 13 no total, utilizam armadilhas montadas durante todo o ano. São 580 delas espalhadas por todo o município. Trata-se de estrutura formadas por pneus com volume de água. Eles buscam chamar a atenção do mosquito e verificar se inicia o processo de reprodução.
Letícia afirma que a atenção do cidadão deve ser contínua, principalmente em relação às informações sobre como o mosquito se reproduz. AS começar pela água, que não precisa ser limpa ou estar parada. “ O mosquito coloca ovos em local úmido. Não é só em água parada que ele vai depositar os ovos. Se reproduz tanto em água limpa quanto poluída. Não só em água limpa como acreditávamos que era”, explica.
Atualmente, a equipe de combate à Dengue de Brusque é formada por 15 pessoas. São 13 agentes, um médico veterinário e a coordenadora. Grupo que já foi menor, segundo Leticia, mas está longe do ideal para caso o município enfrente uma situação de emergência. Ou seja, precisará de reforço se surgir alguma epidemia de casos.
Sintomas da dengue
O cidadão deve ficar atento aos sintomas da doença e procurar, imediatamente, um médico se os identificar. A dengue é uma doença viral e situações de febre, vômito, dor no corpo, atrás dos olhos, cansaço e, principalmente, marcas vermelhas.
“O que pedimos é que as pessoas que tiveram esses sintomas e estiveram em regiões com grande número de casos, como Itajaí, região Oeste do estado, que procurem socorro urgente”.
Nesta sexta-feira (8) será realizado o dia D da campanha de combate ao Aedes Aegypti em todo o Brasil. Em Brusque, a ação será concentrada na Praça da Cidadania, em frente ao terminal urbano.
Mais informações e denúncias sobre focos da Dengue podem ser dados ao setor da Vigilância Epidemiológica através do telefone (47) 3110-1022.




