Apesar da pandemia, comércio registra primeiro semestre positivo

O primeiro semestre de 2021 se encerra na próxima quarta-feira (30), e o balanço do comércio em Brusque em relação ao ano passado é positivo. A avaliação é dos presidentes das entidades do setor em Brusque, Fabricio Zen (CDL), e Marcelo Gevaerd (Sindilojas/Fecomércio).

Na visão de Fabricio, a região não teve praticamente nenhuma paralisação em relação aos outros estados e cidades. Isso contribuiu para que muitas empresas procurassem Brusque para abrir seus negócios.

“A gente percebeu um volume considerável. Até porque, se formos ver alguns números, Dia das Mães registrou um crescimento de 4,8%, Páscoa 2,45%, comparando com o mesmo período do ano anterior. Mesmo entendendo que 2020 foi um ano atípico”, destaca ele.

Marcelo Gevaerd avaliou o primeiro semestre foi muito bom. Isso porque o início do ano gerou expectativa positiva, porque as empresas de Brusque tinham muitos pedidos e, automaticamente, a indústria e o comércio foram bem. Com exceção, na visão dele, dos dois sábados em que Santa Catarina teve fechado o comércio devido a um início de segunda onda de Coronavírus e a preocupação da pandemia.

No entanto, a partir de abril, com a chegada do frio e pela região dispor de muita confecção, o cenário acabou dando uma melhorada.

Os dois presidentes lembram que, por mais que o primeiro semestre seja bom, vale ressaltar que muito setores quem enfrentam problemas. Não é porque um local foi bem que o outro segue na mesma linha.

“Agora, durante isso tudo, a gente tem outros setores que estão indo bem. Mas é claro que o bom que todos os setores caminhem igual. Eu acredito que com mil vagas de empregos em aberto em Brusque, não podemos reclamar nesse momento. Temos medo de algumas outras coisas que podem acontecer lá na frente, mas acredito que foi um bom primeiro semestre”, pontua Gevaerd.

Em relação ao segundo semestre, os dirigentes projetam uma melhoria do cenário para o comércio com a retomada gradual de eventos e avanço da vacinação no segundo semestre. A reabertura do comércio de outras cidades também é indicativo positivo.