Com a chegada do fim de ano, outro problema enfrentado em vários municípios é o abandono de animais. O tema foi debatido entre os parlamentares durante a sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba, ocorrida na noite de terça-feira (10).
Conforme o vereador Jaime Luiz Nuss (PMDB), o número expressivo de animais deixados em locais públicos tem assustado os moradores. “Eu levantei nesse plenário que a situação de anos anteriores acontecia mais perto do Natal ou do Ano Novo, agora, neste ano, eu não sei se é a crise ou o que está havendo, mas sentimos o abandono desses animais indefesos já em novembro”, afirma.
Além de tipificar um crime ambiental, o vereador ainda acredita que a Casa Legislativa deve criar alguma punição para quem cometer tal abandono. “E que essa punição, como sugestão desse vereador, seja para que essa pessoa [criminosa] trabalhe em favor da PATA – que já faz um trabalho muito importante no município”, destaca.
Na visão do presidente da Câmara, Felipe Eilert dos Santos (PT), a ONG Protegendo os Animais Com Todo Amor (PATA) faz um trabalho heroico no município, já que o número de voluntários ainda é pequeno para a demanda.
A ONG, por sua vez, realiza neste sábado (14) um bazar beneficente no ginásio do Colégio João Boss, no Centro. O evento é realizado para arrecadação de fundos para o pagamento de clínicas veterinárias, além de alimentação dos animais.



