Telemetria de Brusque receberá investimentos
A estação de telemetria que está instalada na margem esquerda do rio Itajaí-mirim, próxima à ponte Irineu Bornhausen, será a primeira unidade da região a receber novos equipamentos com o objetivo de modernizar o sistema de prevenção de enchentes. O local receberá investimentos por meio de uma parceria entre a Agência Nacional da Água, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) - que é a responsável pela rede de monitoramento e manutenção das estações, e a prefeitura de Brusque.
O pesquisador e sociólogo da Epagri, Nelso Figueiró, explicou que a modernização será feita em nove unidades de diferentes cidades da região e que a expectativa é de que até 15 de outubro a manutenção na estação de telemetria de Brusque esteja concluída. Até o fim deste ano, todas as estações devem estar prontas. "Hoje, os dados são repassados por sinal de celular para nosso sistema. Mas, esse modelo é falho e dá muitos problemas. Após modernizarmos o procedimento, tudo passará a ser feito via satélite", revelou.
Com a mudança, os equipamentos irão coletar informações sobre os níveis pluviométricos e fluviométricos a cada hora, repassando os dados para a Agência Nacional e para a Epagri. Os números estarão disponíveis online e servirão como base para que os departamentos de Defesa Civil de cada cidade possam tomar medidas preventivas.
O novo diretor da Defesa Civil de Brusque, Evandro de Mello do Amaral, comemorou a notícia e lembrou que a implantação de um sistema de monitoramento eficiente e moderno seria uma das primeiras ações do departamento. "Parece que essa notícia veio de encontro com nossas intenções, pois poupa tempo e recursos ao município. Teremos um sistema, não nosso, mas instalado em nosso município, que nos dará condições de monitorar em tempo real as condições do rio", destacou.
Apesar da modernização do sistema, as réguas permanecerão instaladas para auxiliar na medição do nível do rio. Atualmente, as réguas do rio Itajaí-mirim marcam até 9 metros e Evandro solicitou que os novos equipamentos alcancem a marca de 12 metros. "Dessa forma, teremos como obter as informações exatas no caso de uma nova enchente".
Cada estação de telemetria receberá pluviômetro, painel solar, sensor de nível, antena, além de outros equipamentos. O local está integrado com outras unidades instaladas nas cidades do Vale do Itajaí, para realizar o monitoramento e coleta de informações referentes às bacias, de maneira que alertas em relação aos fenômenos naturais das cidades possam ser emitidos preventivamente.


