A crise econômica e política que o Brasil passa afeta vários segmentos do mercado, inclusive o setor têxtil – que apresentou déficit em 2015 comparado ao ano de 2014. Os números desse panorama, além dos impactos causados pelos custos elevados das indústrias foram discutidos na manhã desta sexta-feira (6), em Brusque, por meio do Circuito Abit/Texbrasil - Competitividade e Internacionalização”.
Segundo o superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, não há como minimizar a situação crítica em que as indústrias brasileiras enfrentam. “Acho que o quadro para a indústria só se deteriorou nos últimos tempos. O ano de 2015 começou melhor do que está neste momento, havia expectativa de reajuste necessário, contas públicas e etc., mas na verdade nada disso aconteceu de fato, e nós viemos para um quadro de piora constante”, pontuou.
Para ele, não há como fazer prognóstico de que a economia vai melhor do dia para a noite. “Também, por outro lado, não adianta a gente mergulhar nas profundezas da crise, porque isso não vai nos fazer recuperar as posições industriais e de mercado”, afirma Pimentel.
Conforme a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest), Rita Cássia Conti, as expectativas do evento foram superadas, devido à importância do evento para a cidade. O espaço realizado era para 120 pessoas, as vagas foram preenchidas e ainda houve uma lista de espera. “Nós tivemos três nomes aqui com informações privilegiadas, que circulam no cenário nacional e que podem trazer informações de todos os níveis”.
Para ela, o momento é propício para que haja um evento como esse, dando novos caminhos para os empresários brusquenses. “Eu acredito que Brusque e região, apesar da crise como um todo, a gente tem um poder maior de inovação, temos empresários mais organizados, uma mão-de-obra mais qualificada, apesar de todos os problemas, a gente sobressaí”, destaca.
Com três palestrantes, o setor foi debatido nas dependências do Hotel Monthez, das 8h às 12h.




