Arquitetos, engenheiros e pessoas ligadas à área da assistência social se reuniram na noite desta quinta-feira (5) em Brusque. Eles realizaram no plenário da Câmara de Vereadores o Seminário de Assistência Técnica Pública Gratuita. O objetivo foi dar o passo inicial para debater legislação federal que determina apoio quando da elaboração de projetos de construção e habitação de baixa renda.
O presidente do núcleo do Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB) em Santa Catarina, Jorge Luzi Bonamente, de Brusque, afirma que a lei é desconhecida e precisa ser divulgada com grande amplitude para conhecimento da própria população. “A lei federal já garante a famílias com renda de até três salários mínimos auxilio técnico nas obras de arquitetura e engenharia de construção, reforma e manutenção. É uma discussão nova para fazer com que a lei saia do papel e se torne realidade”.
Uma pesquisa feita pelo IAB aponta que entre 60% e 70% das construções no Brasil não possuem nenhum tipo de regularização. São desprovidas de orientação nas áreas da arquitetura e engenharia, o que causa, segundo Bonamente, prejuízos à sociedade, principalmente no campo ambiental. A construção de edificações em áreas de risco ou sem a devida atenção às normas técnicas são alguns dos problemas causados.
O presidente do n[núcleo do IAB aponta estudo feito e divulgado esta semana pelo Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan)sobre que a cidade de Brusque vai quase dobrar sua população nos próximos anos. Algo que vai precisar de todo cuidado e atuação de equipes técnicas para que haja um crescimento ordenado.
Nesse sentido, muitas famílias vão precisar do apoio dos profissionais e a intenção é que o debate esteja em andamento quanto a esse apoio garantido em lei e que, visa assegurar auxilio no custeio de ações que, muitas vezes, estão aquém das condições de tais famílias.
Outra discussão, segundo ele, é sobre como os profissionais serão remunerados pelo trabalho com o cumprimento do que especifica a legislação federal.
OUÇA A ENTREVISTA COMPLETO NO ÁUDIO ACIMA DA MATÉRIA




