Cerca de 80 profissionais da rede municipal de Saúde, entre médicos e enfermeiros, se reuniram na tarde de hoje para participar de uma capacitação.
O evento, realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, teve como objetivo preparar os serviços de Saúde para prestar o atendimento adequado aos pacientes suspeitos de dengue.
Palestras com a bióloga e coordenadora do Programa de Controle da Dengue em Brusque, Fernanda Lippert, com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Beatriz Pereira Küster, e com o médico infectologista do Serviço de Assistência Especializada, Ricardo Alexandre Freitas, fizeram parte da programação.
Os participantes puderam, ainda, tirar dúvidas e trocar informações sobre o assunto.
A intenção foi que os profissionais adquirissem mais conhecimentos sobre os sintomas da doença, os procedimentos adequados durante o diagnóstico e a situação de Brusque em relação ao mosquito Aedes aegypti, que além da dengue, pode transmitir zika vírus e febre de chikungunya.
De acordo com a coordenadoria do Programa de Controle da Dengue, para diminuir os focos do mosquito em Brusque, é preciso eliminar os locais com água parada no município.
A equipe do programa desenvolve ações durante todo o ano, monitora as armadilhas instaladas na cidade e realiza visitas em pontos estratégicos, como borracharias e floriculturas.




