CORREÇÃO: o que foi destruído é o acesso à estação de tratamento e não a estação, conforme constava na manchete desta notícia anteriormente.
O excesso de chuva prejudicou mais um sistema de tratamento de água do Samae de Brusque, desta vez no Bairro Zantão. Um grande deslizamento de terra ocorreu de sábado para domingo e destruiu totalmente o acesso ao sistema, com o risco de inclusive afetar a rede de energia elétrica do local.
Na última semana, o Samae enfrentou um problema no sistema isolado do Bairro Dom Joaquim, com o deslizamento de terra e rompimento de uma adutora. O fato causou a paralisação no abastecimento de água em todo bairro. As equipes do Samae realizaram um desvio na tubulação, e restabeleceram o abastecimento.
“Este deslizamento destruiu um trecho longo do acesso, que ficou bem difícil de ser recuperado. E nesse ponto existe um transformador que está perigosamente inclinado, e que abastece com energia elétrica todo o sistema. Temos que removê-lo para um local mais seguro. Isso é um trabalho difícil, acionamos a Celesc já no domingo e estamos aguardando que uma equipe venha até o local. Temos que agir rapidamente para minimizar o transtorno à população”, ressalta o diretor-presidente da autarquia, Roberto Bolognini, que fez uma avaliação pessoalmente no local.
Na manhã desta terça-feira, equipes do Samae iniciaram os trabalhos no local, a fim de que a Celesc tenha acesso à área e faça a remoção do transformador. No momento em que for desligada a energia elétrica, será paralisada a operação, ou seja, o abastecimento de água em todo o bairro. Por enquanto o Samae ainda não consegue estimar por quanto tempo a população ficará sem água, mas orienta os moradores que armazenem água e evitem o desperdício, até o problema ser resolvido.




