Agentes de saúde entram em greve
Os agentes de saúde da unidade do Bairro Limeira, não trabalharam nesta quarta-feira (16) em protesto determinação da secretaria municipal de Saúde, de que estes têm a obrigação de bater o cartão ponto quatro vezes ao dia. A determinação vale para todos os agentes de saúde do município. Decisão que motivou, inclusive, a ida de vários profissionais na sessão ordinária da Câmara Municipal de terça-feira (15) como forma de demonstrar o descontentamento com a situação.
De acordo com relato de um dos agentes, alguns residem até 12 quilômetros da unidade básica, o que torna impossível bater o cartão quatro vezes ao dia. No Bairro Limeira são em torno de 18 agentes que estão paralisados por conta da normativa. Se não houver mudanças na determinação municipal, os agentes de saúde informaram que a paralisação continua e sem previsão de retorno ao trabalho.
Diante deste impasse, inicialmente a primeira informação que chegou da secretaria municipal de Saúde é de que a medida é necessária para controle funcional dos agentes de saúde.
No final da tarde desta quarta-feira (16), a Prefeitura de Brusque enviou uma nota oficial à imprensa, se manifestando sobre o caso. Leia o teor da mesma abaixo.
"A Prefeitura de Brusque esclarece que a respeito da mudança no sistema de registro ponto para as atividades dos servidores municipais, existe a proposta da Administração Municipal de instalar o ponto biométrico em todos os prédios públicos, tanto na Administração Geral quanto nas demais áreas do governo. Esta ferramenta faz parte da política de moralização do serviço público, como forma de respeito e transparência dos atos públicos para a sociedade.
Todos os profissionais do funcionalismo municipal passarão a fazer o seu registro de chegadas e saídas por este método, assim como já ocorre em alguns órgãos públicos e empresas privadas.
Cabe ainda informar que as peculiaridades específicas da atividade dos Agentes Comunitários de Saúde, estão sendo analisadas pela Secretaria de Saúde caso a caso. As situações especiais terão a atenção devida.
Secretaria Municipal de Saúde"