Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba, ocorrida na noite de terça (27), temas como infraestrutura e segurança pública foram abordados. Os problemas enfrentados pelos moradores depois das chuvas da última semana e, também, a violência sofrida em constantes assaltos na cidade motivaram as discussões no plenário.
O primeiro a se pronunciar foi Edemar Comandolli, para relatar os constantes alagamentos da Rua Rodolfo Schaefer, onde ele mora. Segundo o vereador da oposição Nilton Kohler (DEM), na próxima semana será feita uma reunião para apresentar um plano de trabalho e execução de projeto para evitar esses alagamentos. “Ficou pré-agendada, mas não há dia decidido, pois ele (Cristiano) vai conversar com os engenheiros da prefeitura e com executivo”. A data desta reunião será informada posteriormente.
A informação também foi confirmada pelo líder de governo, o vereador Cristiano Kormann (PP), ao dizer que a reclamação já é antiga e que, assim como outras obras realizadas no passado, tiveram problemas atualmente. “Desde a legislatura passada, nós tínhamos moradores reclamando de alagamentos da Rua Rodolfo Schaefer. Marcamos mais uma conversa para tentar resolver esse problema, que não é fácil”, explicou.
O vereador favorável ao governo municipal ainda disse que várias obras tiveram problemas e foram embargadas devido à liberação errada do loteamento, como a Rua Bernardo Vogel, no Lageado Baixo. “Justamente o município está tomando ações necessárias para que no futuro essas ruas não tenham problemas como as ruas de hoje têm”, pontuou.
VIOLÊNCIA
Devido aos roubos ocorridos na última semana em Guabiruba, principalmente em estabelecimentos comerciais localizados no Centro do município, o tema violência também foi citado durante a sessão. O presidente da casa, Felipe Eilert dos Santos (PT) também foi vítima de um furto em residência nos últimos dias e comentou o assunto. “O meu caso particular soma aos números da criminalidade. A câmara municipal tem feito seu trabalho, tem corrido atrás das autoridades – da secretaria de Segurança Pública, deputados, comando geral da Polícia Militar de Santa Catarina – e tem tentado sensibilizar esses órgãos para a falta de efetivo”, destacou.
Outro vereador que comentou sobre o tema foi Nilton Kohler, desta vez, para defender o estatuto do desarmamento. “Se a segurança é obrigação de todos, todos têm o direito de se armar. Por isso, hoje, é importante cobrar dos nossos deputados à aprovação do estatuto”, declamou.
Kormann ainda falou sobre a alteração do trânsito no Centro de Guabiruba, que foi adiada para o próximo dia 15 de novembro.
Por fim, foram aprovados os projetos de lei nº 029 e 024 de 2015. O primeiro para alteração da lei municipal nº 686 para a composição do conselho municipal de defesa do meio ambiente (Coema). O segundo para alteração da lei 669 de 1998.
A próxima sessão acontece no dia 3 de novembro, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores de Guabiruba.



