Brusque deverá receber reforço no efetivo das Polícias Civil e Militar

Pelo menos mais seis policiais civis, sendo dois delegados e quatro agentes de polícia, além de um número ainda maior de policiais militares, terão como destino de trabalho o município de Brusque e a região que compõe o 18º Batalhão de Polícia Militar e a Delegacia Regional de Polícia Civil. A boa notícia veio na tarde desta quarta-feira, 22 de novembro, momento em que a Associação Empresarial de Brusque, representada por seu presidente Halisson Habitzreuter, reuniu-se com o secretário de Segurança Pública do Estado, Cesar Augusto Grubba, com o comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm e com o delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Artur Nitz.

Na oportunidade, Habitzreuter apresentou documento assinado pela ACIBr e pelas entidades ACIG (Associação Empresarial de Gaspar), CDL Brusque, AmpeBr, OAB Brusque, SIMMMEBr, Unifebe, CESCB, Sindilojas, Sifitec, Sinduscon, Sindivest, prefeitos de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Gaspar e presidentes das Câmaras Municipais de Brusque, Guabiruba e Botuverá, o qual solicitava oito agentes de polícia e dois delegados, após a formatura de policiais civis ainda este ano; 60 policiais militares, após a formatura da Escola de Soldados, a serem distribuídos nos municípios de Brusque, Gaspar, Ilhota, Guabiruba e Botuverá; a viabilidade de municipalização de uma das taxas estaduais para ser destinada a um fundo de reequipamento da Polícia Civil; e a vinda de um médico legista ao Instituto Geral de Perícias.

A reunião aconteceu no gabinete do secretário Grubba e contou com a presença do vice-prefeito de Brusque, José Ari Vechi; presidente da ACIG, Nelson Mário Küstner; vice-prefeito de Gaspar, Luiz Carlos Spengler; secretário de Desenvolvimento Econômico de Gaspar, Celso de Oliveira; vereadores de Brusque, Deivis da Silva e Joaquim Costa; e do diretor executivo da ACIBr, Cândido Horácio Godoy.

Habitzreuter ressaltou que não há desenvolvimento econômico sem segurança pública, e que com o aumento da população nos municípios da região, aumentou consideravelmente o número de ocorrências policiais, o que torna extremamente preocupante a defasagem no efetivo policial, tanto Civil quanto Militar.

O secretário Grubba disse concordar com os pleitos apresentados e com a preocupação das entidades, prefeitos e vereadores de Brusque e região. Falou das formações e concursos que estão em andamento e de todo processo de distribuição de novos policiais aos 295 municípios catarinenses.

O vice-prefeito de Brusque, José Ari Vechi, destacou que a Polícia Militar de Brusque é uma das mais bem equipadas do Estado, através de recursos do FUMPOM (Fundo de Melhoria da Polícia Militar), porém, a maior necessidade é o aumento em seu efetivo policial.

O secretário de Gaspar, Celso de Oliveira, enalteceu que o município tem ainda um agravante: o presídio instalado na divisa com Blumenau, e que causa insegurança à população a cada ocorrência de fuga. “Estamos em uma ótima localização, entre os municípios de Brusque, Itajaí e Blumenau, cidades que crescem a cada ano, porém, nossa estrutura de Polícia Militar é muito defasada. Além disso, toda a nossa região está no foco do sequestro e roubo de cargas”, justificou.

Vinda de novos policiais

O delegado geral da Polícia Civil, Artur Nitz, anunciou que a princípio, seis novos policiais serão designados para Brusque, sendo dois delegados e quatro agentes de polícia. Ele comentou ainda que apesar de terem sido nomeados 240 novos agentes, apenas 138 se formaram e isso gerou uma grande dificuldade no momento da distribuição.

O secretário Grubba ressaltou que os números de policiais ainda não estão fechados, já que a Secretaria e os comandos das próprias Polícias estão analisando diversos critérios para que essa distribuição ocorra a contento. “Com certeza garantimos às lideranças comunitárias aqui que vão novos policiais, tanto para Brusque, quanto para Gaspar. Porém, estes números ainda não estão fechados. Sabemos da necessidade e vamos analisar estes pedidos, já que nossas polícias são a última barreira entre a comunidade e os criminosos”, afirmou.

O comandante da PM de Santa Catarina, Paulo Henrique Hemm, reconheceu o envolvimento das forças vivas, das associações, e do poder público de Brusque com a questão da segurança pública. “Há uma preocupação de todos e nós também pretendemos recompensar e dar o apoio necessário, mas gostaríamos que entendessem que não conseguimos dar o efetivo que todos buscam. Porém, com certeza nós vamos direcionar policiais para Brusque, até mais do que foi no ano passado, para que possa recompor o efetivo e dar o reforço necessário para gerar a sensação de segurança que o município precisa”, garantiu.

Na avaliação do presidente da ACIBr, a reunião foi bastante produtiva e com o anúncio de boas notícias para Brusque na área de segurança pública. “Saímos daqui já com um número da Polícia Civil. Quanto aos novos policiais militares, embora o número ainda não esteja definido, estamos esperançosos de que receberemos uma quantidade razoável e condizente com a nossa realidade. Receberemos esse efetivo direto no nosso Batalhão, sem a necessidade de passar via Regional da Polícia Militar. Isso é muito interessante, porque nos dá maior autonomia como cidade. Com relação aos demais assuntos, pretendemos avançar os estudos sobre a municipalização de uma das taxas estaduais, para ajudar a Polícia Civil, a fim de que ela tenha maiores recursos para aquisição de equipamentos e materiais. Já sobre o IGP, com certeza iremos receber um novo médico na próxima distribuição de concursados, é só uma questão de tempo. A ACIBr fez o seu papel de representar os interesses da classe empresarial e da sociedade e acreditamos que os pleitos serão atendidos. Ficaremos atentos e no aguardo do anúncio, em breve, da distribuição de policiais”, avaliou.

Homenagem

Ainda durante o encontro, o presidente da ACIBr entregou uma placa em homenagem ao comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, em reconhecimento aos serviços prestados ao município e região, e aos projetos desenvolvidos com crianças e adolescentes: Transitolândia e Proerd.

Hemm demonstrou surpresa e gratidão pelo reconhecimento e se disse honrado em receber a homenagem em nome de todos os policiais que trabalham dia a dia e que são comprometidos com a sociedade. “Brusque é exemplo de município, do quanto a comunidade e as entidades se envolvem com a segurança pública, sempre preocupadas e buscando melhorias”, complementou.

Texto: Assessoria de Imprensa

(VÍDEO) - Goteiras na Rodoviária de Brusque são registradas novamente

A rodoviária de Brusque continua a sofrer com problemas de goteiras na sua cobertura. O fato, que já é recorrente para os usuários do transporte interurbano, voltou a ser registrado na manhã desta sexta-feira (23), que foi marcada por pancadas de chuva e tempo nublado.  Em um vídeo enviado por um ouvinte da Rádio Cidade é possível observar o chão com poças d’água, ao lado das cadeiras que...
Continuar lendo...

Acidente envolve carros de Brusque na Ivo Silveira

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã de hoje, por volta das 10h30, na rodovia SC Ivo Silveira, bairro Bateas, em Brusque. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que atendeu a ocorrência, o fato resultou apenas em danos materiais.  No local, a guarnição da PMRv constatou que se tratava de uma colisão traseira entre dois veículos. O primeiro veículo envolvido era um FIAT AUDACE, registrado no município de...
Continuar lendo...

(VÍDEO) - Caminhão transporta outro em alta velocidade e causa risco na rodovia

Na manhã desta sexta-feira (23), um motorista de caminhão foi flagrado dirigindo perigosamente e transportando outro caminhão, de modelo menor, na carroceria. Conforme vídeo que circula em redes sociais, o fato aconteceu na BR-101, próximo a Navegantes.  Ainda conforme o vídeo, é possível notar que o veículo transportado encontrava-se suspenso, sem qualquer tipo de segurança para os condutores que trafegavam na...
Continuar lendo...