A semana é especial para a comunidade da Paróquia São Luiz Gonzaga, no Centro de Brusque, que, a partir dessa segunda-feira (14), celebra o padroeiro. A tradicional festa não poderá acontecer devido à pandemia.
Mas a comunidade se organizou para vendas de cachorro-quente e cucas. O pároco, Diomar Romaniv, esteve na programação da Rádio Cidade nesta segunda-feira (14) e destacou como aconteceu a organização para celebrar a data.
“Desde o início, sempre fomos bem obedientes em relação às regras e, com isso, nos organizamos para celebrar a data. Mas, diferente dos outros anos, não poderemos fazer aquelas grandes festas. Nosso primeiro objetivo é sempre priorizar a espiritualidade, sendo, portanto, uma semana que nós deveríamos rezar mais e lembrar que ele é o protetor da comunidade, o primeiro que cuida de nós”, frisou.
Conforme o Romaniv, a venda de cachorro-quente acontece a partir desta segunda-feira e vai até o dia 21.
“A cuca faremos na sexta-feira e no sábado. Começaremos a vender na sexta, às 8h, e no sábado também nesse mesmo horário”, explicou.
De acordo com o pároco o trabalho é voluntário. “Nós temos ao longo do ano várias pastorais e essas pessoas são articuladas e buscam os voluntários, agora, respeitando o grupo de risco, a idade. Temos trabalho na realização desse evento, antes e durante. Felizmente, temos voluntários que fazem isso com muito amor, muita dedicação”.
Ele convidou a comunidade a prestigiar essa ação. “Convido a todos para degustar as cucas e o cachorro quente. Também teremos a celebrações que são presenciais e também transmitidas pela internet, nas redes sociais da paróquia”.
Padre Silvino Hoepers abre esta programação, no dia 14 de junho. Na terça-feira, a missa será presidida pelo padre Magnos José Baron Caneppele, seguido por padre Jair Rodrigues, na quarta e padre José Napoleão Laureano dos Santos, na quinta.
“Na sexta-feira, dia 18, teremos a graça de receber Dom Carmo João Rhoden, Bispo Emérito de Taubaté, que trabalhou durante dois anos em Brusque”, conta padre Diomar. No sábado, Padre Ari João Erthal presidirá a missa e, no domingo, está confirmada a presença do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck.