Os ânimos ficaram exaltados entre os vereadores da oposição e os favoráveis ao governo municipal, na noite de terça-feira (20), durante a sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba.
O vereador Jaime Luiz Nuss (PMDB), em seu pronunciamento, relatou alguns problemas em que moradores levam até ele sobre os serviços públicos. Ele ainda foi mais além e disse que os próprios munícipes expõem que os responsáveis pelas pastas municipais dão a desculpa que, caso o serviço seja prestado, os vereadores da oposição vão acabar denunciando. “O secretário diz que não pode arrumar a rua porque os vereadores de oposição vão tirar foto da rua porque ela não é denominada, ou seja, está sendo transferido para a oposição o serviço que era para ser deles”, criticou.
Em defesa da atual gestão, o líder de governo Cristiano Kormann (PP) diz que os oposicionistas estão esquecidos de como os moradores e vereadores eram tratados na administração anterior, com o ex-prefeito Orides Kormann. “As pessoas lembram como eram feitas as operações tapa-buraco no passado. Nenhuma administração fez um trabalho tão bem feito como essa, foram mais de 10 mil metros quadrados de asfalto recuperados e as pessoas veem isso”, completou.
Para o presidente da casa, Felipe Eilert dos Santos (PT), os vereadores que afirmam informações na tribuna devem provar o que dizem. “Falar é fácil, aí depois sai na imprensa repercutido e a prova nunca chega a acontecer. O prefeito já foi acusado de crime ambiental, de nepotismo, então as acusações são feitas antes que se vejam as provas e os fundamentos das coisas”, enfatizou. Na visão dele, as brigas políticas devem ser feitas em período eleitoral, pois é quando os eleitores podem comparar uma administração com a outra. “A câmara tem que trabalhar pelo município, pelos anseios dos moradores e ponto final”.
Em continuidade às críticas, o vereador Nilton Kohler (DEM), também da oposição, diz que os vereadores pertencentes à situação vivem apenas no passado. “A gente está cansado de ficar ouvindo aqui na tribuna o líder de governo ficar falando da gestão passada, que as obras eram péssimas. E isso, a cada reunião, acaba se acalorando. A oposição está tranquila, mas tudo tem limite”.
Nuss ainda falou que tem encontrado problemas para que o atual prefeito, Matias Kohler (PP), repasse informações solicitadas pela oposição, muitas delas desde julho. “Nós temos vários pedidos que estão pendentes. Não fomos ainda para a justiça, mas o prefeito está devendo essas explicações, não só para os vereadores da oposição, mas para a população guabirubense”, afirmou.
PROJETOS
Havia três votações na noite, duas delas foram aprovadas, são elas: a deliberação do Projeto de Lei 027 que autoriza o executivo conceder auxílio financeiro à Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (Acic). A outra, 028, permite a abertura de crédito especial e suplementar no orçamento do município de Guabiruba.
A última, 024, deve ser votada na próxima sessão, marcada para o dia 27 de outubro, às 19h. Esse projeto altera a lei nº 669∕1998.



