Hospital Azambuja realiza exames preventivos para seus colaboradores
O Hospital Azambuja também está na campanha do Novembro Azul, que visa a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante todo o mês de novembro, todos os colaboradores do hospital com 50 anos ou mais, estão sendo convidados a realizar o exame preventivo conhecido como Antígeno Prostático Específico ou, então, PSA. Os procedimentos serão realizados nos próximos dias 20 e 21, no laboratório Verner Willrich, anexo à unidade hospitalar.
“É importante incentivarmos esse tipo de ação dentro do ambiente hospitalar, onde o primeiro exemplo tem de ser dado para a população. Se descoberto no início, as chances de cura do câncer são de 80% a 90%”, ressalta a enfermeira que realizará os exames, Ana Paula Noldin.
PSA
O Antígeno Prostático Específico pode ser avaliado através de um exame de sangue simples feito em laboratório e que serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.
Geralmente, os indivíduos saudáveis têm valores de PSA total inferiores a 4 ng/ml, porém este valor pode estar alterado ou estar ligeiramente aumentado com a idade, com a origem do indivíduo e com o laboratório onde a análise foi feita e, não significa em todos os casos que o indivíduo tem câncer de próstata.
Texto: Assessoria de Imprensa / Hospital Azambuja