Rajadas fortes de vento e mar agitado
Nesta semana, a defesa civil do Estado prevê acumulados significativos de chuvas, próximos à média climatológica de todo o mês de setembro, com possibilidade de temporais isolados com chuvas intensas, ventos fortes, descargas elétricas e granizo.
A situação é crítica, uma vez que muitos municípios ainda estão se reabilitando do desastre da semana passada. As barragens de Ituporanga e Taió estão com capacidade comprometida de 58% e 30%, respectivamente, e os níveis dos rios ainda se encontram altos em muitas cidades.
Rio do Sul está com cota de alerta, e as barragens de Indaial, Apiúna, Taió, Ibirama e Rio do Oeste com cota de atenção, ainda refletindo as chuvas da semana passada. Além disso, o solo está bastante saturado e o risco para escorregamentos é alto.
Para terça-feira (6), a previsão é de que tempo siga instável com chuva no decorrer do dia em todas as regiões, com volumes significativos variando entre 40 e 70mm, devido ao deslocamento de uma frente fria no oceano na altura do litoral de SC, e a presença de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil com reforço do jato subtropical (ventos fortes nos altos níveis da atmosfera).
Não se descarta o risco de temporal isolado (vento forte, descargas elétricas, granizo), também com risco de inundações, enxurradas, escorregamentos em áreas de encostas. Temperatura com pouca variação. Vento de Sul a Sudeste, fraco a moderado, com rajadas fortes de vento sul, da ordem de 50 a 70km/h, mais intensas nas áreas próximas do mar, deixando o mar agitado na manhã de terça-feira.
A previsão para quarta-feira (7) é que o tempo permaneça instável, com céu encoberto, chuva e descargas elétricas. Os volumes de chuva podem variar entre 40 e 70mm. É mantido o alerta para o risco de inundações, enxurradas e escorregamentos. Temperatura com pouca variação. Vento de Sudeste a Nordeste, de fraco a moderado.


