A Polícia Militar da região, principalmente a de Itajaí, repassou um vídeo que alertava os motoristas sobre um aparelho que impede a frequência das travas em veículos. Dois aparelhos já foram apreendidos no município.
O tenente Rodrigo de Carvalho Paulo, chefe de comunicação do 1º Batalhão da PM, explica que foi verificado que em muitas cidades criminosos utilizavam desse aparelho para cometer vários tipos de furtos. “As pessoas relatavam que havia fechado os veículos, mas que objetos tinham sido levados de seu interior”, comenta o policial.
Por meio disso, os policiais verificaram que há um aparelho fabricado e vendido no exterior sendo utilizado no país para impedir as travas em veículo. No Brasil, o controle é conhecido como “Chapolin”.
OCORRÊNCIA
Na última quinta-feira (15), a PM de Itajaí realizava rondas e abordou um veículo no Bairro Cidade Nova. Conforme o tenente Rodrigo, dentro do carro havia um aparelho do mesmo tipo que é usado para impedir as travas do alarme. Juntamente com o jovem de 22 anos foram encontrados dois talões de cheques, possivelmente falsificados, além do aparelho. Ele foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.
No entanto, essa não foi a primeira vez que ocorreu esse tipo de incidente na cidade. Há cerca de 20 dias, na Praia Brava, também em Itajaí, militares abordaram um grupo de jovens. Um deles descartou o mesmo tipo de aparelho, mas nenhum assumiu que era proprietário do mesmo.
O tenente também falou como o motorista deve se prevenir contra esse tipo de golpe. “Ao fazer o travamento das portas do veículo, através do controle, a pessoa deve verificar manualmente se elas foram fechadas. É uma maneira bastante simples, mas eficaz para evitar que a pessoa seja vítima de um furto”, enfatizou.
COMO FUNCIONA
O golpe funciona assim que o proprietário do veículo aciona a trava, no entanto, de maneira meticulosa, o criminoso aciona juntamente, o que impede que o carro seja fechado com as travas.
Para se proteger de forma ainda mais eficiente, o policial militar ainda orienta para que o motorista não deixe bolsas, mochilas, notebooks, entre outros, à vista. “É importante que objetos de valor não fiquem à mostra. E com esses pequenos cuidados, a pessoa pode evitar de ser furtada”, finalizou.



