Sarna suspende aulas na rede municipal
A prefeitura de Brusque e a secretaria de Educação estão comunicando a suspensão das aulas da Escola Ângelo Dognini, que são ministradas na Unifebe, até a próxima segunda-feira (1º). O motivo foi o surgimento de casos de escabiose, ou sarna, no Loteamento Planalto. Esta é uma doença parasitária contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas.
As informações indicam que possivelmente o primeiro caso dos oito confirmados surgiu entre a comunidade do Planalto, onde o contágio de cães pode ter atingido as crianças.
Nos Centros de Educação Infantil que funcionam no Casarão da rua Anita Garibaldi, no bairro São Luiz (CEI Tia Lurdes, CEI Barriga Verde e a Educação Infantil da E.E.F. Ângelo Dognini), também tiveram as atividades suspensas.
O parasita escava túneis sob a pele onde a fêmea deposita seus ovos que eclodirão em cerca de 7 a 10 dias, dando origem a novos parasitas. A doença tem como característica principal a coceira intensa que, geralmente, piora durante a noite.
A lesão típica da sarna é um pequeno trajeto linear pouco elevado, da cor da pele ou ligeiramente avermelhado e que corresponde aos túneis sob a pele. Esta lesão dificilmente é encontrada, pois a escoriação causada pelo ato de coçar a torna irreconhecível.
A prefeitura emitiu um comunicado para que os pais e responsáveis procurem os postos de saúde para buscar as devidas orientações médicas visando o tratamento das crianças que estejam sob suspeita de contágio ou que foram afetadas.
"Na medida em que estes (alunos) terminarem o tratamento e receberem alta médica, devem retornar às aulas, cujo retorno é segunda-feira, dia 1º de junho", diz o comunicado.



