Na tarde desta sexta-feira (10), o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) realizou uma parte das entregas dos prêmios do concurso da 4ª edição da cartilha entregue pelo órgão. Com cerca de 10 mil alunos de 14 escolas participando este ano, o concurso com o tema civismo distribuirá até a próxima semana mais de 180 prêmios.
O presidente do conselho, Sebastião Isfer de Lima, destacou uma reflexão que é necessária ser feita em torno do tema deste ano. Segundo ele, as ações voluntárias em prol da comunidade precisam ser divulgadas, não por vaidade, mas pelo exemplo que é dado de preocupação com o outro.
Uma das intensões do tema em 2017 é iniciar uma transformação de que o certo só acontece quando o certo é feito, ou seja, a conscientização para que o jeitinho, o fazer de qualquer maneira e a preocupação arrogante e mentirosa não se espalhe como valores da sociedade.
O comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, destacou o crescimento dos concursos, sendo que na primeira edição, apenas seis escolas participaram e 40 prêmios foram distribuídos. Neste ano, foram 180 prêmios entre bicicletas, tablets, vale livros e ingressos para o cinema.
Parte da premiação foi entregue em várias escolas, e na próxima terça-feira (14) será realizada a entrega dos tablets para os textos e desenhos vencedores. Além disso, as crianças também ganharão passeio de helicóptero.
Foram entregues mais de 600 trabalhos já pré-selecionados pelas escolas para avaliação do Conseg. Os membros do conselho escolheram os vencedores com base em alguns critérios. A expectativa para 2018, segundo Gomes, é de que a cartilha do Conseg chegue a 20 escolas da cidade.


