Atendimento pelo SUS tem medicação de ponta
A secretaria de Estado da Saúde está adotando, a partir deste mês, um medicamento de última geração para socorrer pessoas com acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O paciente com suspeita de AVC precisa chegar o mais rápido possível ao Hospital, através das equipes do Samu, que são aptas a fazer o diagnóstico do AVC e a transportar a pessoa com agilidade e eficiência. O tempo máximo estabelecido para o paciente receber os primeiros atendimentos na unidade de saúde deve ser de 4 horas e meia, o que significa dizer que as chances de recuperação aumentam quanto mais cedo ele chegar.
O remédio é indicado para cerca de 20% dos pacientes que sofrem o AVC. Segundo um estudo epidemiológico realizado em Joinville, a incidência anual de AVC é de cerca de 160 casos a cada 100 mil habitantes.
É importante esclarecer sobre os sintomas da doença para garantir um atendimento rápido. As pessoas que apresentam o problema têm desvio da boca, dificuldade para falar e paralisia de um lado do corpo ou de um membro.
Aos primeiros sinais dos sintomas, as equipes do SAMU devem ser comunicadas imediatamente pelo telefone 192.



