Nos próximos dias 28 e 29 de outubro, os músicos de Brusque poderão contar com uma oficina diferente com o músico Filipe Burgonovo. A técnica que será ministrada é a lap tapping, que consiste na prática de tocar o violão deitado no colo.
Segundo o jovem de 22 anos, o lap tapping surgiu de um instrumento havaiano, o lap steel – uma espécie de guitarra em formato de tábua também utilizada deitada. “Depois de alguns anos, quiseram trazer essa forma de tocar para o violão. Eu aprendi essa técnica pesquisando e estudando por conta própria, no Brasil, poucas pessoas tocam”, afirma.
Ele iniciou a vida musical com o violão clássico, mas conta que o primeiro contato com a música aconteceu de forma informal, com a famosa roda de amigos que curtiam o mesmo tipo de música. Burgonovo também chegou a ingressar no curso de Música da Universidade Regional de Blumenau (Furb), onde pode fazer parte da Camerata de Violões Clássicos da instituição. “A gente tocava repertório renascentista, barroco, clássico e até moderno. Foi um período muito interessante pra mim”. No entanto, depois de dois anos, ele parou os estudos da faculdade pela necessidade de objetivar o trabalho de música autoral, além de estudar o lap tapping.
O jovem músico também salienta que para fazer parte das oficinas é necessário ter conhecimento intermediário ou avançado sobre o violão. Além disso, também aproveita para convidar o público ligado à música para participar das oficinas. “A técnica te possibilita muitas coisas novas. Você começa a enxergar o violão de uma forma mais ampla e vê que ele é um instrumento muito rico. Vai valer muito à pena participar”, destaca.
Para participar, basta apresentar cópia do CPF e RG, além de comprovante de residência. As inscrições devem ser feitas da sede da Fundação Cultural de Brusque, localizada em frente ao Terminal Urbano, das 8h às 18h.
Confira os horários das oficinas nos dias 28 e 29 de outubro:
10h às 11h
11h às 12h
13h30 às 14h30min
14h30 às 15h30min
16h às 17h
17h às 18h




