Vigilância Epidemiológica realiza levantamento de infestação pelo Aedes Aegypti
Os agentes de endemias da Vigilância Epidemiológica de Brusque estão realizando, nos bairros da idade, o Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (Liraa) com o objetivo de mapear todo o município para obter a estimativa de infestação pelo vetor e os principais criadouros do mosquito transmissor de diversas doenças, como dengue, chikungunya e zika.
Os próximos bairros que serão vistoriados são Maluche, Centro 1, Bateas, São Pedro, Dom Joaquim, Azambuja e Limeira. Nas visitas, os agentes comparecem devidamente uniformizados e não solicitam documentos, apenas realizam a vistoria na residência e deixam uma ficha de cadastro com os moradores. Além disso, reforçam orientações para o combate do Aedes Aegypti.
Saiba mais sobre o trabalho:
Através de um sistema informatizado do Ministério da Saúde (LIRAa/LIA), o município é dividido em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, o programa informa aleatoriamente quantos e quais os quarteirões devem ser vistoriados.
Diante dessas informações, os agentes de endemias iniciam as vistorias na seguinte maneira: uma casa é vistoriada e outras quatro casas não são, assim consecutivamente até o término do quarteirão. Após o término desta etapa as informações são repassadas à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) onde os índices são calculados.
A Secretaria de Saúde pede a colaboração de toda a população para receberem os Agentes de Endemias em suas residências e assim garantir a eficácia da pesquisa, que poderá melhorar as medidas de ações de controle do Aedes Aegypti.
Texto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Brusque