Nos últimos meses, o número de ofertas de emprego diminuiu em Brusque. No entanto, os pedidos de seguro-desemprego aumentaram em 16% nos primeiros nove meses de 2015, comparado com o mesmo período do ano passado.
Segundo o coordenador do Sistema Nacional de Emprego (Sine – Brusque), Ademir Hodecker, as solicitações de seguro-desemprego em 2015, de janeiro a setembro, somaram a quantia de 7.402, sendo que no mesmo período de 2014, a quantidade não passou de 6.375. “O grande aumento do percentual de seguro-desemprego aconteceu nos últimos três meses. Em julho, nós tivemos um aumento de 26%, em agosto e setembro, ambos tiveram acréscimo de 30%”, complementa.
Ele ainda explica que, normalmente, as admissões são feitas no segundo semestre do ano, já as demissões são feitas ao término do ano. “Se olharmos em 2014, nós tínhamos sempre uma oferta de emprego bem superior à que temos neste momento. Nós tínhamos acima de 100 vagas, hoje nós temos no máximo 15”, afirma.
Mesmo com o aumento no número de seguro-desemprego, Hodecker se diz esperançoso para o período. “A expectativa é que comece o acréscimo da demanda de emprego. O comércio contrata mais, automaticamente a indústria também tem que fornecer mais, então a tendência é cair [o número de seguro-desemprego]”, finaliza.



