Definida missão, visão e caminhos do turismo de Guabiruba
Encantar os turistas por meio da oferta de experiências autênticas e sustentáveis que valorizam o contato com a natureza, cultura e gastronomia de Guabiruba e região. Essa é a missão do turismo de Guabiruba, criada pelos participantes do 2º Seminário do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) realizado na terça-feira, 30, no salão nobre da Prefeitura Municipal.
Lideranças políticas, consultores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE/SC), empresários e representantes de entidades ligadas ao setor participaram do encontro e decidiram quais serão os caminhos e ações para desenvolver o turismo na cidade.
Na ocasião, o SEBRAE apresentou o estudo preliminar do 1º encontro, realizado em setembro e entregou uma cópia ao prefeito Matias Kohler. Conforme o diretor de turismo de Guabiruba, Andrei Muller, foram definidas a missão e a visão para o setor nos próximos anos, em específico até 2025. “Foi muito gratificante ver essas pessoas ficarem o dia inteiro, se dedicando e saindo com um sorriso no rosto por ter ajudado. Os empreendedores estão bem motivados e querem ver a coisa acontecer”, avalia.
A elaboração do PDITS faz parte das ações práticas do Programa Cidade Empreendedora, do SEBRAE/SC em parceria com a Prefeitura Municipal de Guabiruba. Com dois anos de atuação em diversas frentes, o objetivo é explorar os potenciais da cidade para desenvolver a sua economia, protagonizando, sempre, os micro e pequenos negócios.
A presidente do Conselho Municipal de Turismo e integrante da Associação Visite Guabiruba (AVIGUA), Fernanda Kormann, foi uma das participantes do seminário. Segundo ela, um dos pontos positivos é ver que todas as pessoas presentes estiveram engajadas em um único objetivo, que é desenvolver a atividade turística na cidade. “São frutos que iremos colher lá na frente, a médio e longo prazo, mas temos que começar agora. Além do ecoturismo, tem muita coisa pra trazer as pessoas pra cá em nossa linda e bela Guabiruba”, ressalta.
Os próximos passos, segundo Carlos Cappelini, consultor do SEBRAE/SC, é trabalhar junto com a administração municipal na definição de orçamentos e do plano de ações para os próximos anos. “Queremos identificar quais ações podemos viabilizar a partir de 2018. Algumas dessas ações serão realizadas pelo poder público, mas boa parte delas diz respeito a execução dos empresários, da comunidade e das entidades de classe. A partir do momento em que tivermos um plano, teremos a real situação do turismo no município, além das diretrizes para que todos os atores possam participar do processo de desenvolvimento”, finaliza.
Texto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Guabiruba