Documento aponta que funcionários recebem dois salários
Durante a sessão da Câmara de Brusque na última terça-feira (12), o vereador Dejair Machado (DEM) apresentou um documento enviado pela prefeitura, a partir de um pedido de informações feito por ele sobre os funcionários contratados pela atual administração. Itens como nome, naturalidade, quanto tempo reside no município, função, salário e grau de parentesco com prefeito e secretários, constavam no requerimento.
Segundo o democrata, o documento chegou às suas mãos tomados por uma série de números considerados por ele como "estranhos". Há casos de funcionários que "trabalham" em duas secretarias. Além do que, dados como tempo de moradia na cidade se mostram contrastantes. "Veja que é a mesma pessoa. Ela está lotada na Codeb e na secretaria de Obras. Na secretaria de Obras faz quatro anos que ele (o cidadão citado no relatório da prefeitura) reside aqui, e na Codeb faz só um ano", disse ele, utilizando vários exemplos relatados em um retroprojetor.
Um dos pontos destacados por Dejair é quanto à remuneração. De acordo com os dados, todas as pessoas que têm seus nomes lotados em duas secretarias recebem salários pelas duas. "Isso é informação para confundir. Ou está recebendo os dois salários. Este caso aqui é pior. É coordenador, escolaridade de 3º grau, salário de R$ 1,7 mil. Isso na secretaria de Obras. Na Codeb passa para R$ 1.981,00. Afinal, ele está recebendo das duas ou está recebendo só de uma? Então porque está colocado nas duas? Tem casos que a mesma pessoa recebe dois ordenados na mesma secretaria", apontou Machado.
Segundo o vereador, 23 casos estranhos foram descobertos no relatório. Dejair Machado acredita que os dados errôneos tenham sido emitidos ou por desconhecimento, ou por falta de experiência de quem os elaborou. No caso citado por ele, pela secretaria de Administração. Ou ainda, disse o vereador em outra afirmação, que "estão tentando esconder algo".
O pedido de informações, segundo Dejair, demorou mais de 60 dias para ser entregue na Câmara Municipal.


