Na última sessão da Câmara de Vereadores de Brusque, ocorrida na terça-feira (29), o vereador Jean Pirola relatou os problemas enfrentados pelos moradores do Bairro Limoeiro quanto à infraestrutura. No entanto, o aposentado Ataliba Langaro (71), que é morador do bairro há pelo menos 10 anos, acredita que os problemas vão além da infraestrutura. “A primeira dificuldade é a distância, porque para ir daqui a Itajaí é o dobro do percurso até Brusque”.
Langaro ainda afirma que serviços habituais, como banco e lojas, são feitos todos em Brusque. Entretanto, o uso da saúde pública é realizado em Itajaí. “Eu busco, a cada dois meses, insulina para a minha esposa. Além disso, os exames são feitos em Itajaí, aí eu tenho que ir para lá. Se fosse em Brusque seria melhor”. Ele ainda destacou a segurança, já que o bairro fica no fim de Itajaí, ou seja, a cada vez em que os moradores precisam da polícia, eles encaram uma longa demora.
Direitos sociais previstos na Constituição Federal, como saúde, educação, segurança, entre outros, são dificuldades enfrentadas quase que diariamente por quem mora na divisa entre Brusque e Itajaí. Assim como Langaro, a operadora de máquinas Conceição Leal (53), que também é moradora do Limoeiro há dois anos, acredita que a principal dificuldade dos munícipes é a distância. “Por exemplo, se a gente vai ao posto de saúde atende aqui, mas se precisa de exames tem que ir para Itajaí. A gente quase não conhece muita coisa aqui, principalmente Itajaí, conhece mais Brusque”, completa.
Já na visão do vereador Pirola, que trouxe à tona o assunto novamente, as autoridades políticas de ambas as cidades deveriam entrar em um acordo para que os moradores da região limítrofe dos municípios fossem completamente atendidos. “Nós requeremos que Itajaí cumpra o seu dever de cidadania, que faça uma parceria em conjunto com o prefeito de Brusque, como já ocorreu em outros anos. E se Itajaí não quiser mais o Limoeiro ou a Rua Sorocaba, então que faça um projeto para que Brusque tome posse dessa parte territorial”, enfatiza.



