No próximo domingo (4), o soldado do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque Cleber Dell’Agnolo Soares participa do Ironman 70.3 Rio de Janeiro. Segundo ele, esta prova é mais rápida que uma competição normal. “Ela exige um treinamento diferenciado voltado para a explosão, digamos assim. Tem que ser mais rápido do que um Ironman com suas distâncias maiores”, explica.
Ele terá 1.9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida, com percurso no Recreio dos Bandeirantes. Soares iniciou a preparação em junho, logo após finalizar a etapa Ironman em Florianópolis no mês de maio. “Descansei uma semana, em um trabalho regenerativo, e já reiniciei o trabalho para a etapa do Rio de Janeiro”, completa. Durante 16 semanas, ele treinou para diminuir os tempos das três modalidades. Além das quatro a cinco horas diárias de segunda a sexta-feira, Soares treinava o dobro nos finais de semana e ainda seguia como soldado na PMSC. “Ainda existe o treino de transição, que é a simulação da saída da água para ir ao ciclismo, e a a saída do ciclismo para a corrida. Tudo para diminuir o tempo e seguir as regras para não ser desclassificado”.
Na última prova em que Cleber competiu, em Florianópolis, ele teve uma decepção ao que se trata de corrida, devido a alguns problemas enfrentados enquanto realizava a prova de ciclismo. Dessa vez, ele espera ter um ritmo melhor para obter resultados mais positivos. “Ao contrário da etapa passada, hoje o meu foco é desenvolver um pedal pouco mais constante e com mais qualidade, a fim de sair do ciclismo menos desgastado para a corrida”, finaliza.




