Revisão dos benefícios dos aposentados começa quarta-feira
Desde 99, quando o fator previdenciário foi aplicado, muitos aposentados foram injustiçados. Por isso, o Sindicato dos Aposentados de SC lança a revisão dos benefícios. Brusque e Joinville serão as primeiras cidades a terem o lançamento da revisão em Santa Catarina. Será na manhã do dia 13, às 15 horas, no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (Rua João Bauer, Centro) e às 9 horas do mesmo dia no Sinditherme (Rua Conselheiro Mafra, Centro), no Norte do Estado.
Podem rever os benefícios todos que deram entrada na aposentadoria a partir de dezembro de 1999, a partir de quando foi aplicado o Fator Previdenciário. As perdas, dependendo do ano em que o trabalhador se aposentou, podem chegar a 40%, mais os atrasados.
Os aposentados que se encontram nesta condição também podem ingressar com ação judicial para recuperação do poder de compra. Somando as duas ações, a perda desses aposentados pode significar algo em torno de 60%, mais os atrasados.
Todos os aposentados brasileiros que recebiam acima do salário mínimo ao se aposentar podem ingressar com a ação. As perdas podem chegar a até 20%, dependendo do ano em que se aposentou. Para a abertura dos processos é necessário apresentar RG, CPF, Carta de Concessão da aposentadoria, comprovante de residência (com CEP), memória de cálculo e extrato do último benefício.



