Três pessoas vão receber órgãos
Três pessoas vão receber córneas, rim e fígado do homem de 33 anos de idade que faleceu no hospital de Azambuja após dias internado por conta de um acidente de trânsito.
O primeiro procedimento de retirada de órgãos para transplante da unidade está marcado para a madrugada deste domingo (29), informou o administrador do hospital, Fabiano Amorim. Segundo ele, a equipe médica deslocada para retirar os órgãos atua nas cidades de Florianópolis e Blumenau, sendo formada por um médico e enfermeiros. O procedimento de reimplante dos órgãos deverá ser feito na cidade de Blumenau ainda durante a madrugada ou, mais tardar, na manhã de domingo.
Fabiano disse que este foi o segundo paciente cuja família foi consultada sobre a possibilidade da retirada dos órgãos para doação. Na semana passada, familiares de outra pessoa falecida no Azambuja não autorizaram a doação. Ao verificar a situação do paciente Godofredo Mosimann Junior, que morrera neste sábado, o hospital contatou a família, que prontamente autorizou. “A família entendeu que uma vida aqui se foi, mas outras três vão continuar e poder viver muitos anos ainda”, disse ele, explicando que o processo de retirada dos órgãos e implantação em outro corpo precisa ser rápido. Um cadastro nacional guarda as identidades de pessoas que precisam da doação. Assim que se identifica o doador, a pessoa é avisada e dá início ao processo de internação para a cirurgia.