O melhor da moda do Brasil em Santa Catarina

Uma coleção pode colocar a marca no topo do mundo da moda, como também pode fazer com que ela caia no esquecimento. Para ter sucesso, as indústrias têxtil e calçadista buscam inspirações e apostam cada vez mais no investimento em marketing para fazer com que uma coleção possa alavancar o crescimento da empresa.

Geralmente, os estilistas e profissionais de desenvolvimento gastam meses de pesquisa e muito suor para atingir este objetivo. Quantas destas coleções vão por ‘água abaixo’, antes mesmo de chegarem ao mercado? O erro muitas vezes acontece por falta de informação sobre certas armadilhas que recaem sobre quem é responsável por dar vida a uma marca.

Santa Catarina receberá nos dias 29 e 30 de setembro, no Maria´s Shows e Eventos em Camboriú, “O Negócio da Moda – ONDM”, que reunirá personalidades do universo fashion brasileiro e de Santa Catarina para debater como os profissionais pensam a moda e as empresas se posicionam no mercado. O evento é direcionado aos CEOs de empresas e gestores das áreas comercial, desenvolvimento e marketing do mundo da moda.

A palestra que abre o evento pretende auxiliar a área comercial de uma marca a vender valor e fugir do “desconto” no momento de vender uma coleção. Marcelo Caetano, diretor da revista Venda Mais e consultor, sobe ao palco às 15h com o tema Venda Valor. Logo mais, às 16h, a colunista de economia do jornal Diário Catarinense Estella Benetti faz a mediação do painel ‘Mercado’ junto a representantes de entidades ligadas à área.

Os debatedores ficarão frente a frente em um lounge para uma conversa sobre como está o mercado da moda, sobre suas perspectivas e o futuro. Participam os presidentes do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampe Brusque), Sintex, Fiesc e do Sindicato Calçadista de São João Batista (Sincasjb).

Não adianta ter um bom produto exposto nas araras se o marketing não for assertivo. Pensando nisso, o painel ‘Marketing’ recebe às 17h30 representantes da Cia. Hering, Damyller, Carmem Steffens, Lança Perfume e Dudalina para falarem como estas grandes marcas cresceram se utilizando desta ferramenta, sob mediação da colunista do DC, Laura Coutinho.

Às 19h30, Manu Carvalho – que possui o blog Vitrine – media o painel ‘Estilo’ junto das marcas Beagle, LezaLez (Lunender), Dimy, RaphaelaBooz e Dal Costa Moda Praia. Para encerrar o primeiro dia um talk show com os estilistas Ronaldo Fraga e Fernanda Yamamoto, reconhecidos internacionalmente por abrilhantarem as passarelas com suas coleções em importantes semanas de moda. A mediação desta última atração fica por conta da editora sênior da revista Elle, Renata Piza.

Inovação, atitude e investimento são palavras constantes dentro das empresas que trabalham a moda. Pensando nisso, Clau Cicala, surface designer, com suas estampas maravilhosas e após o painel ‘Inspirações’ abrem o segundo dia de conferência com o Inspiramais – Fórum de Inspirações Verão 2017 com o consultor e estilista do Núcleo de Design da Assintecal, Jefferson de Assis. Logo após, às 16h, duas palestras no formato TED - suas apresentações são limitadas avinte minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na internet – com Jean Luc Jadoul, da Yaguar Publicidade e consultor da revista Vogue e Glamour, e Amélia Malheiros, gestora de comunicação da Cia. Hering.

A segunda parte do dia é voltada à moda kids, pois a moda de quem brinca é coisa séria. Como essa galerinha escolhe seus looks? Como os players estão atuando nesta crescente plataforma kids? Profissionais de marketing das marcas infantis da Lilica Ripilica, Rovitex, Fakini Malhas e Cativa participam do painel ‘Marketing’ sob mediação do editor do Donna DC, Cristiano Santos.

A plateia estará repleta de gestores de marcas em ascensão no mercado, com desejo de um dia tornar-se uma grande marca. A estilista Lila Colzani sabe bem como é o processo de construção de uma marca, pois da garagem de sua casa fez nascer uma grande potência da moda, a Colcci. Ela, que hoje é proprietária da marca infantil Pistol, fala ao público às 19h30 sobre o start de uma marca, e recebe no lounge representantes da Milon (Kyly), Petit Cherie e HelloKitty. A grande atração que encerra o ONDM é uma palestra com o criador e organizador da São Paulo Fashion Week (SPFW), Paulo Borges.

Além de grandes atrações o ambiente do evento é uma grande oportunidade para fomentar o network e geração de negócios. Afinal, quando poderíamos reunir grandes nomes da moda nacional num único espaço para tratar de tudo que acontece muito antes da passarela?