Na tarde de sexta-feira (25) aconteceu mais uma premiação do programa de Valorização e Reconhecimento do Mérito Profissional do Policial Militar (Valorem) em Brusque. O evento ocorreu nas dependências do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no Bairro Santa Terezinha.
O comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, disse que esse primeiro semestre – em que foi computado o Valorem – foi bastante tenso, devido às ocorrências. “Tivemos más notícias, mas também boas notícias, com ações policiais exitosas, principalmente com prisões de várias pessoas”, afirma. Para ele, o prêmio é necessário para a valorização do policial militar, que trabalha todos os dias, faça chuva ou sol. “Nós destacamos alguns, no sentido de valorizar o trabalho, para que ele possa melhorar ainda mais o seu desempenho”, destaca.
Gomes ainda explicou as duas categorias da premiação: pronta-resposta e pró-atividade. A categoria pró-atividade trabalha com a prevenção, ou seja, são as abordagens e vistorias que ocorrem previamente. “Aquilo que se antecipa à possível criminalidade. A gente chama de tirocínio – aquela sensação que o policial tem que naquele local aquelas pessoas estão em atitude suspeita”, completa. Já o grupo pronta-resposta valoriza o policial que trabalha com o atendimento direto à comunidade. “Ocorreu uma situação emergencial em que houve a solicitação da Polícia Militar, através do 190, e o trabalho foi executado dentro da legalidade e dos padrões da PM”, explica.
Nessas duas categorias citadas foram homenageados nove policiais, que ficaram entre os primeiros e quintos colocados. O primeiro lugar da categoria pró-atividade ficou com o soldado PM Carlos Alberto Bernardon Junior, que diz ter ficado bastante contente com a colocação, visto que tem apenas dois anos como policial militar. “Ano passado eu fiquei até que bem colocado no Valorem, mas este ano eu tive a grata satisfação desse semestre ficar em primeiro lugar”. Ele também foi quinto destaque da categoria pronta-resposta. Além de Bernardon, o cabo José Ricardo Steinbach, os soldados Bruno Gabriel de Godoy, Wagner Rocha Garcia e Tiago Gabriel Schlindwein Schmidt também foram homenageados na ocasião.
Já na categoria pronta-resposta, o primeiro colocado foi o soldado PM Rafael Gomes Machado, que atribuiu o prêmio aos demais PMs que trabalharam com ele nesse primeiro semestre, principalmente os soldados Fernandes e Monica – os parceiros de maior tempo durante o período computado. “Esse prêmio eu não recebi sozinho, meus companheiros de viatura que me ajudaram a chegar nessa primeira colocação. Pra mim, é um prazer estar nessa primeira colocação atendendo a sociedade brusquense”, afirma. O policial também tem dois anos de profissão, sendo que ele e Bernardon se formaram na turma do 18ºBPM. Além de Machado, os soldados Arthur Bopré Neto, Tiago Gabriel Schlindwein Schmidt, Rodrigo Marinho e Bernardon foram os destaques do grupo.
O PRÊMIO
O Valorem tem como principal objetivo premiar e valorizar os policiais, em duas categorias, pelo desempenho apresentado em determinados períodos. A premiação estadual do programa era feita semestralmente, no entanto, ocorreu uma mudança para anualmente. Segundo o comandante Gomes, em Brusque ocorre a cada semestre. “Brusque foi três vezes a vencedora dentro do estado. Agora ficou anual e só vai computar até dezembro, então só saberemos o vencedor de 2015 em janeiro ou fevereiro”, acrescenta Ele ainda afirmou que a valorização do policial militar deve acontecer diariamente, não só através de elogios e recompensas, mas também com estrutura para trabalhar.
Além de Brusque, dois policiais de Gaspar, um de Guabiruba, um de Botuverá e e outro de Ilhota, também foram destaques.
OUÇA A ÁUDIO NO TOPO DO TEXTO:



