Defesa Civil alerta
Os profissionais da Defesa Civil de Brusque orientam a comunidade brusquense para as mudanças climáticas previstas para os dias 20 a 22 de setembro, para os quais são esperados volumes significativos de chuvas. Para tanto, o órgão estará com a equipe de plantão 24 horas desde sexta-feira (20), assim como o Corpo de Bombeiros de Brusque, com o objetivo de atender a comunidade em caso de ocorrências ou informações atualizadas. Vale lembrar que o telefone de plantão da Defesa Civil é o 199 e dos Bombeiros 193.
Devido ao deslocamento de uma frente fria pelo Sul do país, a previsão indica chuvas fortes por alguns momentos, com acumulados variando entre 100mm e 200mm, com pontuais chegando a 300mm, acompanhados de ventos fortes. A previsão chega ao dobro de chuvas esperadas para todo o mês de setembro.
Caso as previsões se confirmem, há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas. Assim, a Defesa Civil municipal recomenda o acompanhamento das contínuas atualizações dos avisos meteorológicos e dos possíveis alertas emitidos pelo órgão.
Os profissionais da Defesa Civil de Brusque estarão acompanhando o nível do Rio Itajaí Mirim e lançando boletins informativos, via site da Prefeitura de Brusque e as páginas de facebook da Prefeitura, bem como da própria Defesa Civil, para manter a comunidade atualizada.
Também cabe à população estar atenta e tomar atitudes no caso de ocorrências. Seguem algumas sugestões:
Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Inundações e alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
LDO