Novas heroínas em cena no Cescb

Diferente de grande parte dos contos de fadas clássicos, nos quais as heroínas são seres passivos à espera de um salvador, no espetáculo As Três Mulheres Sabidas, a história é outra. Toda a peça é contada através de três histórias britânicas que têm em comum protagonistas fortes, donas dos propósitos desejos e destinos, que se valem de sua sabedoria feminina para enfrentar e vencer monstros, bruxas e até mesmo a incompreensão ou inatividade de seus parceiros.
A apresentação da peça, da Cia Dedo de Prosa, de São Paulo (SP), será na próxima quarta-feira (25), em duas sessões, às 9h da manhã e às 19h30min, no teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque. Os ingressos já estão à venda, para que o público antecipe a compra e evite filas.
Em geral, os contos, as tragédias, os dramas são protagonizados por heróis e as histórias narram suas trajetórias repletas de aventuras, perigos, percalços, conquistas e terminam com a vitória e a salvação da donzela indefesa, frágil e bela. No espetáculo, esse universo é contado através de três contos, A Pobretona que Virou Rainha, O Gentil Homem de Wastness e O Touro Negro de Norroway.
Em As Três Mulheres Sabidas, as armas do universo feminino e masculino são mostradas de uma forma sutil, que encanta a plateia. Não se pode comparar ou atribuir valor a um lado em detrimento de outro. Com essas personagens, pretendemos explorar o universo feminino, que tem como características o cuidar, a sensibilidade, o nutrir, o amor, a intuição, a paciência. Qualidades presentes em homens e mulheres, mas que são arquetipicamente femininas, conta a atriz Dinah Feldman.
O cenário é feito com poucos objetos, que se transformam em várias coisas durante as histórias, tão bem contadas pelas atrizes que somos capazes de imaginar castelos, campos, mares, um verdadeiro livro de contos de fadas, do século XXI.
As apresentações do espetáculo As Três Mulheres Sabidas, serão no dia 25, às 9 e às 19h30min. Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). A classificação é livre.


