Na manhã desta quinta-feira (24) foram entregues 470 exemplares de livros na Escola de Ensino Fundamental Ângelo Dognini, no Loteamento Planalto. Agora, os 374 alunos do educandário contarão com duas novas obras. Todas as bibliotecas do município serão beneficiadas com os exemplares.
Para o secretário de Educação do município, professor Ivanor de Mendonça, essas doações vão enfatizar ainda mais a importância da leitura. “Nós não podemos falar de educação e ter ela como prioridade sem enfatizarmos a importância da leitura e da cultura como um meio no dia a dia dos nossos alunos”, destaca.
Uma das obras doadas para a escola é a história do ex-prefeito da cidade José Germano Schaefer, intitulada “Lembranças de Pilolo Schaefer", do escritor Reinaldo Cordeiro. Segundo ele, a história é bastante rica em produção social, com realizações e virtudes do personagem. “Ele baseava suas ações em valores permanentes, cultuando à ética, a moral e os bons costumes”, explica.
A obra foi produzida em um ano e dois meses, e a venda é de responsabilidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), entidade à qual foi doada a maior parte dos exemplares como forma de auxiliar na obtenção de recursos para andamento dos serviços. “Antes de falecer, Pipolo pediu para que os exemplares fossem doados e a Apae comercializasse; que esses recursos fossem disponibilizados a serviço da educação especial”, afirma Cordeiro.
Assim como o escritor, a Unifebe também doou exemplares de um livro de poemas com desenhos para a rede municipal de ensino. A coordenadora do curso de pedagogia do Centro Universitário de Brusque, Marcilene Popper Gomes, falou que o objetivo é ter essa parceria com o público infantil, através da educação básica. “É a articulação do ensino superior com a educação básica”, pontua ela. A obra conta com poemas e desenhos e foi desenvolvido pela assessoria de comunicação da Unifebe.




