Instalada Academia de Letras do Brasil Santa Catarina - Seccional Guabiruba
Em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Vereadores na noite de sábado, 21 de outubro, foi oficialmente instalada a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Guabiruba, com a posse de dez acadêmicos imortais: Rosemari Glatz, Alfred Nagel Neto, Marcelo Carminati, Jucilene Regina Schmidt, Sidinei Ernane Baron, Maicon Alexandre Schweigert, Lucimara Schlindwein, Suelen Cerbaro, Karol Diego Carminatti e Jenifer Schlindwein.
Em fevereiro deste ano, o escritor e advogado Roque Luiz Dirschnabel foi escolhido pela ALBSC para presidir a seccional de Guabiruba e recebeu a incumbência de escolher uma equipe envolvida com a cultura regional para formar a Academia de Letras no município. “Os currículos foram enviados à direção estadual da entidade para avaliação e deferimento”, explica o presidente.
A ALBSC foi instituída no estado em 2008 com o objetivo de difundir e incentivar a cultura e a arte regionais. Conforme o presidente da seccional de Guabiruba, é um dever de cada cidadão defender a história de sua cidade. “Cabe a nós defender o seu patrimônio cultural e lutar pela preservação de sua memória. E, tudo começa pela família. A família é história. Cada qual tem sua família e assim, mantem viva sua história as gerações presentes e futuras. E, a Academia não deixa de ser uma nova família, que deverá pugnar pela nossa cultura e pelas nossas tradições, assumindo com responsabilidade o brilho daqueles que nos precederam”, enfatizou Roque Luiz Dirschnabel.
Além dos novos acadêmicos, seus familiares, vereadores, a solenidade foi marcada pela presença do vice-presidente estadual da ALB Santa Catarina, Osmar Cardoso Filho, presidente da Microrregional de Blumenau da entidade, Manuel José, prefeito Matias Kohler, vice-prefeito Valmir Zirke, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Cristiano Kormann e secretária Municipal de Educação, Edna Maria da Silva Jasper.
O evento contou com apresentações do Glockenchor (Coral de Sinos) e do integrante da Orquestra Municipal de Guabiruba, William Miranda Dematé.
Acadêmicos
Cadeira 01 – Patrono: Pe. Raulino Reitz
Roque Luiz Dirschnabel – Presidente da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Guabiruba
Cadeira 02 – Patrono: Maria Luiza Renaux
Rosemari Glatz
Cadeira 03 – Patrono: José de Alencar
Alfred Nagel
Cadeira 04 – Patrono: Guimarães Rosa
Marcelo Carminati
Cadeira 05 - Patrono: Eli Malvina Diniz Heil
Jucilene Regina Schmidt
Cadeira 06 - Patrono: Heinz Heinrich Geyer
Sidinei Ernane Baron
Cadeira 07 – Patrono: Sylvia Orthof
Maicon Alexandre Schweigert
Cadeira 08 – Patrono: Vinícius de Moraes
Lucimara Schlindwein
Cadeira 09 – Patrono: Carlos Bernardo Gonzaléz Pecotche
Suelen Cerbaro
Cadeira 10 – Patrono: Fernando Pessoa
Karol Diego Carminatti
Cadeira 11 – Patrono: Ariano Suassuna
Jenifer Schlindwein